O clube de assinatura de vinhos Wine pediu registro de companhia aberta, retomando os planos de captar recursos no mercado de capitais, incluindo uma eventual oferta de ações, a fim de apoiar a expansão da empresa.
Fundada em 2008, a Wine faturou R$ 450 milhões no ano passado, alta de quase 40% ante 2019, com 40% da receita oriunda do clube de assinatura e 60% do e-commerce no aplicativo. Atualmente, conta com mais de 240 mil sócios no Clube Wine.
“Mantivemos o ritmo acelerado de crescimento (do faturamento) com mais 40% nos primeiros meses de 2021, em todas as nossas unidades de negócio, e seguimos expandindo a base de sócios do Clube Wine, nosso principal motor de crescimento”, afirmou o presidente-executivo da Wine, Marcelo D’Arienzo.
Ele afirmou que a companhia, que se apresenta como o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, enxerga muito potencial de crescimento e quer ser consolidadora no mercado. “Estamos entre os 5 maiores importadores de vinhos do Brasil e temos apenas 4% do mercado total”, exemplificou.
O registro de companhia aberta, de acordo com o executivo, abre espaço para o mercado de acompanhar de perto resultados e investir na empresa, que tem características de tecnologia e inovação em um modelo de recorrência.
Os planos incluem crescimento do clube, investimento em tecnologia e no desenvolvimento do aplicativo, além de descentralização de estoque por meio do conceito ‘online to offline’ (O2O) – serviços usados no mundo físico mas encontrados no meio digital – e expansão de vendas a empresas (B2B).
“Além disso, vemos potencial para a companhia em desempenhar mais papéis em mercados adjacentes ao de atuação neste momento e também oportunidades de aquisição de empresas que adicionem valor ao nosso modelo de negócio”, acrescentou o executivo.
A empresa havia pedido registro em 2020, mas suspendeu em razão de turbulências e incertezas no mercado acionário. “O investidor estava mais avesso a riscos e precificando todos os ativos abaixo do valor justo de mercado”, argumentou D’Arienzo.
A Wine inaugurou nos últimos meses lojas físicas e hoje possui oito unidades – três em São Paulo e uma cada em Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. A previsão é abrir mais cinco lojas neste primeiro semestre. (Com Reuters)
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