A Focus Energia anunciou hoje (12) parceria com o grupo de meios de pagamento Cielo para abrir novo canal para a venda da produção de eletricidade gerada em instalações solares e pequenas hidrelétricas da companhia.
Segundo as empresas, estabelecimentos comerciais credenciados à Cielo, inicialmente em 82 cidades no Estado de São Paulo, poderão aderir a um consórcio da Focus pelo qual terão acesso à energia com ao menos 15% de desconto em relação a suas contas de eletricidade.
LEIA TAMBÉM: Fundo da Vinci Partners conclui aquisição de parques eólicos da Petrobras
“A fase piloto, que começou no dia 8 de fevereiro, contempla municípios paulistas atendidos pela distribuidora Energisa. Em setembro, o projeto será expandido para mais 774 municípios de Minas Gerais atendidos pela Cemig, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte”, disseram, em comunicado conjunto.
As empresas buscarão expandir ainda mais esse modelo, disse em nota o presidente da Focus Energia, Alan Zelazo.
“Com as reduções de custo associadas à parceria, a Focus e a Cielo vão trabalhar em conjunto para chegar em escala nacional a clientes de varejo.”
Para ter acesso ao desconto, o estabelecimento comercial precisa se cadastrar em uma plataforma digital da Focus e ter a conta de luz sob o mesmo CPF utilizado no contrato com a Cielo.
A Focus Energia, que opera em comercialização de eletricidade e possui ativos de geração renovável, disse que o desconto de 15% oferecido é válido para unidades que sejam consumidoras em baixa tensão.
Esses clientes receberão créditos associados à energia produzida pela Focus em instalações solares e hidrelétricas de pequeno porte, que operam sob modelo comercial conhecido como geração distribuída.
VEJA MAIS: A próxima ruptura está aqui: a megatendência global de energia alternativa
Para unidades conectadas em alta tensão, a Focus oferece outro modelo, de venda de eletricidade no chamado mercado livre de energia, onde empresas com maior demanda podem negociar diretamente contratos de suprimento de energia com geradores ou comercializadoras.
Nesses casos, “o desconto poderá ser concedido a critério exclusivo a Focus Energia, e a depender do estabelecimento, os descontos podem chegar a 30%”, disseram Focus e Cielo.
A parceria entre as empresas vem pouco após a Focus ter realizado um IPO (Oferta Pública de Ações, da sigla em inglês) em fevereiro que levantou cerca de R$ 765 milhões para investimento em instalações de geração de energia solar. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.