A AT&T, dona da HBO e da Warner Bros, e a Discovery, casa de canais de estilo de vida como HGTV e TLC, disseram hoje (17) que combinarão ativos de conteúdo para um negócio de mídia e entretenimento global independente.
O presidente-executivo do Discovery, David Zaslav, liderará a nova empresa, que abrangerá um dos estúdios mais poderosos de Hollywood, incluindo as franquias “Harry Potter” e “Batman”, a rede de notícias “CNN”, uma programação esportiva e as atrações do Discovery sobre casa, culinária, natureza e ciência.
As ações do Discovery subiram cerca de 16% no pré-mercado, enquanto as ações da AT&T subiram cerca de 4%, após o anúncio. Cerca de 71% da nova empresa pertencerá aos acionistas da AT&T, e 29% pelos investidores do Discovery.
A AT&T disse que usará os US$ 43 bilhões obtidos com seus ativos de mídia para ajudar a pagar suas dívidas de mais de US$ 160 bilhões.
O nome da nova empresa será revelado na próxima semana, enquanto outros detalhes, incluindo o futuro papel do presidente da WarnerMedia, Jason Kilar, e como os serviços combinados serão arranjados, ainda serão acertados, afirmaram executivos a jornalistas por meio de uma transmissão.
A decisão marca o desfecho da aquisição do conglomerado de mídia Time Warner pela AT&T, por US$ 108,7 bilhões, em 2018, e ressalta seu reconhecimento de que a audiência da TV mudou para streaming, onde uma escala global é necessária para enfrentar empresas como Netflix e Disney.
“As oportunidades de streaming direto para o consumidor estão evoluindo rapidamente e, para manter o ritmo e manter uma posição de liderança, várias ações são necessárias – escala global, acesso a capital, uma ampla gama de conteúdo de alta qualidade e os melhores talentos da indústria”, disse o executivo-chefe da AT&T, John Stankey, em coletiva de imprensa.
Combinada, a empresa gastará cerca de US$ 20 bilhões em conteúdo, mais do que os US$ 17 bilhões da Netflix gastará neste ano. Zaslav disse esperar que a empresa aumente seu investimento em programação no futuro.
“Embora mais detalhes ainda não tenham surgido, a combinação proposta criaria um gigante de conteúdo global, unindo os principais ativos de notícias e entretenimento da Warner Media com a rede de programação sem script líder da indústria do Discovery“, disse Keith Snyder, da CFRA Research.
Espera-se que a nova empresa tenha em 2023 receita de cerca de US$ 52 bilhões e Ebitda ajustado de cerca de US$ 14 bilhões, e US$ 3 bilhões em sinergias de custos anuais.
O negócio está previsto para ser fechado em meados de 2022, dependendo da aprovação dos acionistas do Discovery e de validações regulatórias. (Com Reuters)
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