O Ibovespa fechou em leve alta de 0,14%, a 127.429 pontos, após se recuperar de várias pequenas quedas registradas ao longo do dia. A segunda-feira (28) foi marcada pela ressaca do projeto de reforma tributária do governo, apresentado na última sexta, que prevê tributação sobre dividendos e uma única alíquota para investimentos de renda fixa, independentemente do prazo, entre outras propostas.
As duas medidas impactaram o mercado de ações, que reagiu com baixas nos papéis de bancos – atingidos pelos planos do novo tributo – e com a potencial valorização dos investimentos de renda fixa. A recuperação das ações da Ambev ON, que valorizaram em 3,24%, foi um dos fatores que compensou as quedas do pregão.
LEIA MAIS: Bitcoin e Ether sobem após Binance ser banida do Reino Unido
“Os grandes bancos são grandes pagadores de dividendos e, por isso, diretamente afetados pela possibilidade de taxação em 20% da distribuição dos lucros nesse formato no curto prazo”, diz Paula Zogbi, analista da Rico Investimentos. “Por outro lado, no longo prazo, aumenta o estímulo para que essas empresas reinvistam em seus próprios negócios, o que é positivo para seu crescimento e deve amenizar o efeito negativo nas ações.”
O estrategista da RB Investimentos Gustavo Cruz observou um movimento mais ponderado do mercado em relação ao projeto do governo, com reação de ações que foram mais penalizadas na sexta-feira, “uma vez que parte das medidas apresentadas pode nem ser colocada em prática”, afirmou.
O dólar fecha o dia em leve alta, assim como na sexta-feira, quando interrompeu o movimento de desvalorização que era visto desde o início da semana passada. A moeda encerrou o dia cotada a R$ 4,928, um aumento de 0,2%.
Em Wall Street, o dia foi de novos recordes positivos para Nasdaq e S&P 500. O primeiro fechou o pregão com alta de 0,98%, a 14.500 pontos, impulsionado por ações da Amazon (+1,25%), Nvidia (+5%) e Tesla (+2,51%). O índice S&P 500 cresceu 0,23%, a 4.290 pontos. Na dianteira, Dow Jones teve baixa de 0,44%, a 34.283 pontos, puxado pelo desempenho das ações da Boeing, que caíram 3,39%.
“Lá fora, mercado ainda repercute o pacote de infraestrutura apresentado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, na semana passada, após afirmação de que ele não deve ser vetado se vier sem o segundo pacote, focado em infraestrutura social, defendida pelos democratas e cuja intenção é que seja votada sem apoio republicano”, diz Paula. “Na Europa, o temor com a variante Delta do coronavírus pressiona ações de reabertura para baixo.”
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.