Morre Marco Maciel, ex-vice-presidente da República nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2003), na madrugada de hoje (12), aos 80 anos. Ele estava internado em um hospital da capital federal em decorrência de uma infecção. O político teve falência múltipla dos órgãos.
O político nasceu em Recife, em 1940. Maciel conquistou a primeira eleição como deputado estadual em 1960 e, em 1970, foi eleito deputado federal. Ele ficou conhecido por criar um projeto de combate à seca em Pernambuco, durante a gestão de Ernesto Geisel (1974 – 1979). Nos cinco anos seguintes, ganhou mais força ao se tornar um articulador entre a oposição e o regime militar. Em 1994, Maciel foi nomeado vice-presidente na chapa de Fernando Henrique Cardoso, onde ocupou o cargo até 2002.
LEIA TAMBÉM: Senado aprova autorização para quebra de patentes de vacinas contra Covid-19
Quando tentava seu quarto mandato como senador, em 2010, ele sofreu sua primeira derrota nas eleições pernambucanas e, então, desistiu de se candidatar novamente, assim, disputando sua última eleição.
O partido Democratas, cujo Maciel ajudou a fundar, lamentou sua morte em uma publicação no twitter, informando que “ele foi um dos mais importantes quadros do nosso partido.”
Neste 12 de junho o Democratas se despede, já com o coração saudoso, de um dos seus fundadores. Marco Maciel foi um dos mais importantes quadros do nosso partido. Com sua exemplar atuação na vida pública, escreveu uma história irretocável de dedicação ao nosso país. pic.twitter.com/Bl4TE2zjzz
— Democratas (@democratas) June 12, 2021
O atual governador de São Paulo, João Dória, também fez uma publicação em condolências aos familiares de Maciel.
Triste com a morte do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel. Aos familiares e amigos minha solidariedade neste momento de dor. 🙏
— João Doria (@jdoriajr) June 12, 2021
O político foi diagnosticado com mal de Alzheimer em 2014 e, em março deste ano, com Covid-19. Na ocasião, a esposa de Maciel, Ana Maria, informou que ele estava sendo tratado. Em maio, tomou a segunda dose da vacina contra o coronavírus.
Segundo o Senado Federal, o velório está marcado para a tarde deste sábado (12), fechado para familiares e amigos. O sepultamento ocorrerá ao fim do dia, no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília. Maciel deixa mulher e três filhos.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.