A economia da zona do euro está começando a se recuperar da queda induzida pela pandemia, mas sua recuperação permanece frágil, disse a presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, em entrevista publicada hoje (2).
As autoridades do BCE começaram a debater sobre quando devem desacelerar suas compras de títulos de emergência, que injetaram mais de € 1 trilhão no sistema financeiro desde o início da pandemia.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
Lagarde sinalizou que ainda não está pronta para encerrar o PEPP (Programa de Compras de Emergência da Pandemia). “Nós concordamos em manter [o PEPP] até pelo menos março de 2022 e, em todo o caso, até julgarmos que a fase de crise do coronavírus acabou”, disse Lagarde ao jornal francês local La Provence. “Embora a recuperação esteja começando agora, ela permanece frágil.”
Na última segunda-feira (28), o alemão Jens Weidmann e o austríaco Robert Holzmann se tornaram as primeiras autoridades do BCE a debater abertamente a perspectiva de encerrar o programa de € 1,85 trilhão à medida que a economia melhora.
No mesmo dia, Fabio Panetta, membro italiano da Comissão Executiva do BCE, alertou contra a retirada do apoio muito cedo, uma vez que a pandemia ainda não acabou. (com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.