O Open Finance englobará até dezembro de 2021 um conjunto amplo de produtos e serviços, como seguros, investimentos e previdência complementar, disse hoje (1°) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em referência ao conceito mais amplo do Open Banking.
A ideia, segundo Campos Neto, é melhorar e estimular o ambiente de competição no sistema financeiro, além de trazer ganhos para a sociedade do ponto de vista de maior transparência e inclusão financeira, bem como de educação financeira, auxiliando o planejamento das famílias e das empresas.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
O presidente do BC participa de live para lançamento do “Reconhecimento Inovação com Propósito no Cooperativismo Financeiro 2021”, evento promovido pelo Instituto Fenasbac.
O Open Banking (ou sistema financeiro aberto) vai abrir espaço para a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros compartilharem suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo BC. Eles também vão poder movimentar suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas, e não apenas pelo aplicativo ou site do banco.
Sua implementação está sendo realizada de forma gradual, em fases iniciadas em fevereiro de 2021. (com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.