Em 2011, Henrique Mol tinha R$ 1 mil e a estrutura de um site calculado em R$ 480 em recursos financeiros quando decidiu começar a sua carreira de empreendedor com a fundação da franquia Encontre Sua Viagem. “Era o que eu tinha para fazer na hora, não tinha uma segunda alternativa”, afirma o empresário. Dez anos depois, ele possui uma holding com faturamento anual de R$ 200 milhões.
Mol sempre teve iniciativas empreendedoras ao longo da vida. “Desde pequeno, já aos sete anos, exerci esse papel de comprar e vender, e sempre gostei de negociar”, conta. Uma de suas primeiras iniciativas foi aos dez anos, quando começou a vender as flores que colhia no muro do prédio onde morava para as pessoas na rua. Aos 16 anos, em 2001, encomendava a uma sacoleira produtos eletrônicos, como câmera de vídeo e karaokê, do Paraguai, e revendia na região da Grande Belo Horizonte.
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Na primeira tentativa de criar uma empresa própria, aos 20 anos, escolheu abrir uma empresa que oferecia publicidade para jornais de bairro. Mas, por causa dos calotes que começou a receber, várias dívidas se acumularam até que o negócio quebrou.
Após se formar em administração, em 2008, Mol trabalhou na área comercial de uma empresa de software. Ele exerceu a função durante três anos, até 2011, quando surgiu a ideia para a segunda tentativa de um empreendimento próprio. O projeto surgiu de algumas necessidades de clientes na empresa de software. “Muitas pequenas empresas não possuíam uma infraestrutura forte, principalmente para respaldar pequenos investidores. Então decidi fazer da necessidade uma oportunidade.”
A Encontre Sua Viagem nasceu com uma atuação direta no segmento de franchising. O diferencial da empresa era dar a possibilidade ao pequeno empreendedor de competir com players maiores do setor de turismo. Devido ao volume da rede de franquias, a franqueadora conseguia melhores tarifas com os fornecedores, tornando os produtos da rede mais competitivos.
Pouco tempo depois, em 2014, Mol identificou a oportunidade de crescer nesse setor, fundando a holding Encontre Sua Franquia. “A gente criou alguns portais no franchising, e o Encontre Sua Franquia que hoje é um dos três maiores sites do segmento em tráfego na internet”, conta, a partir da ferramenta de mapeamento dos concorrentes da empresa.
Fórmula da holding
Desde então, a companhia adquiriu oito franqueadoras, que necessariamente trabalham em setores variados, como procedimentos estéticos, seguradoras e lavagem automotiva. Ele não possui, dentro do grupo, redes que competem entre si. “Quero que esta marca seja dela [a franqueadora], não tenho outra marca que concorre no mesmo grupo”.
Mol explica que a formação da holding aconteceu de forma orgânica, com a construção de uma rede de pizzarias em 2014. Após faturar R$ 200 milhões em 2020, o empresário busca receita de R$ 400 milhões neste ano. “A maior rede que tínhamos (em torno de 500 operações) era a Encontre Sua Viagem, e foi a que mais sofreu durante a pandemia, porque o mercado simplesmente fechou. Mas entendemos que o turismo retomou forte, e por isso nosso faturamento poderá dobrar.”
A holding também investe bastante na captação de leads (técnica para conseguir informações de contato com potenciais interessados no mercado) para atrair outros empreendedores para investir em suas franqueadoras. Além disso, a companhia criou canais de comunicação direta com o segmento. “Sempre investimos muito em campanhas de marketing digital. Então criamos alguns portais no segmento de franchising.”
Um dos portais é o Encontre Sua Franquia, e posteriormente Mol comprou o Top Franquias. Além dos dois canais, a empresa também produz conteúdo em um canal do YouTube.
Filmes pandêmicos
Em 2020, o modelo de negócios, baseado na variedade de setores, possibilitou o crescimento da receita da companhia e até o alcance de recorde. “A gente viveu vários filmes dentro de casa. No filme do turismo [com a Encontre Sua Viagem] não tinha o que fazer. Ficamos meio de mãos atadas, porque tudo parou. No setor de beleza foi o mesmo. As lojas estavam fechadas e a gente não conseguia fazer o atendimento.”
Por outro lado, teve setores cujas franqueadas explodiram durante a pandemia, como a rede de estética automotiva. “Sempre batíamos na tecla de que o negócio de limpar carro não dá dinheiro, porque o ticket médio é baixo, mas existe um serviço de higienização interna que mata fungo, bactérias e vírus, tudo o que as pessoas queriam escutar naquele momento.”
O empresário conta que a presença de setores com crescimento elevado no período permitiu que outras franquias sobrevivessem por mais tempo. Uma das medidas tomadas foi a isenção completa de royalties de alguns franqueados por três meses, possível porque os demais estavam faturando em excesso.
Este ano, o cenário já é outro, o ritmo de crescimento da holding como um todo já voltou a acelerar no segundo semestre. “Hoje eu enfrento esse problema de crescimento rápido, por falta de estrutura. Há dois anos eu mudei para este lugar de mil metros quadrados, mas estou indo para uma estrutura de três mil metros quadrados, com capacidade de 450 pessoas.”