No Forbes Radar de hoje (14), as companhias norte-americanas começaram a temporada de balanços financeiros do terceiro trimestre. O lucro líquido do JPMorgan somou US$ 11,7 bilhões, ou US$ 3,74 por ação, enquanto a Delta AirLines declarou o lucro líquido de US$ 1,2 bilhão.
Já no Brasil, o mercado de M&As amanheceu agitado. A Hapvida anunciou a aquisição da Viventi Hospital Asa Sul, hospital localizado em Brasília, por R$ 22 milhões, e a Ambipar informou a aquisição, através de sua controlada integral Environmental ESG Participações, da Brasil Coleta Gerenciamento de Resíduos (o valor da operação não foi informado).
Veja esses e outros destaques corporativos do dia:
Hapvida (HAPV3)
A Hapvida anunciou a aquisição da Viventi Hospital Asa Sul, que está localizada na área nobre da Asa Sul de Brasília (DF), região Centro-Oeste do país. O hospital terá capacidade para até 114 leitos e contará com centro cirúrgico, serviço de quimioterapia e hemodinâmica, e unidade de diagnóstico. O preço de aquisição é de R$ 22 milhões.
Paralelamente, foi celebrada, com o proprietário do imóvel em que se encontra o hospital Viventi, uma promessa de compra e venda do referido imóvel. A propriedade possui cerca de 6,6 mil metros quadrados de área construída e será adquirida por R$200 milhões.
Pague Menos (PGMN3)
A rede farmacêutica Pague Menos anunciou uma nova emissão de debêntures no valor de R$ 450 milhões, realizada em duas séries: a primeira com vencimento em cinco anos e a segunda com vencimento em sete. Segundo o fato relevante, a maioria do montante será usada para amortização do endividamento com vencimento em 2022.
Cyrela (CYRE3)
Cyrela anunciou alta de dois dígitos nos lançamentos, mas forte queda nas vendas do terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.
A construtora lançou o equivalente a R$ 2,2 bilhões entre julho e setembro, crescimento de 33,2% contra julho a setembro de 2020, mas as vendas recuaram 20,2% no comparativo anual, para R$ 1,37 bilhão.
Os dados foram divulgados em um contexto de aumento dos juros para conter a inflação, alta de custos do setor de construção civil e incertezas sobre a economia que têm pressionado a confiança do consumidor.
As vendas da companhia também foram 13% abaixo do registrado no segundo trimestre deste ano, enquanto os lançamentos subiram 14% nessa relação.
Segundo a prévia do resultado operacional divulgada nesta quarta-feira, os lançamentos da Cyrela no terceiro trimestre envolveram 12 empreendimentos ante 15 no mesmo período de 2020. No segundo trimestre deste ano, a empresa lançou 19 empreendimentos.
A empresa afirmou ainda que das vendas realizadas no trimestre passado, R$ 195 milhões se referem a estoque pronto, ou 14% do total. Outros 440 milhões são de estoque em construção (32%) e 730 milhões correspondem a lançamentos (53%).
JPMorgan (JPMC34)
O JPMorgan divulgou uma alta maior do que a esperada em seu lucro trimestral, ao liberar mais reservas para perdas com empréstimos, enquanto um boom de negociações globais levou a receita recorde com consultoria em fusões e aquisições.
O banco reverteu US$ 2,1 bilhões de suas provisões para perdas esperadas com crédito no trimestre.
O lucro líquido do JPMorgan somou US$ 11,7 bilhões, ou US$ 3,74 por ação, no trimestre, ante US$ 9,4 bilhões, ou US$ 2,92 por ação, um ano antes. Analistas, em média, previam lucro de US$ 3 por ação, de acordo com a Refinitiv.
A receita total aumentou 2%, para US$ 30,44 bilhões. Os analistas esperavam em média receita de US$ 29,76 bilhões.
A receita líquida da divisão de gestão de ativos e fortunas do banco cresceu 21%, com maiores comissões na gestão de patrimônio para grandes instituições e investidores individuais. A receita de banco de investimento subiu 45%, para US$ 3 bilhões.
Itaú (ITUB4)
O iti triplicou sua base de clientes em 2021 até setembro, para 10 milhões de contas, com o banco digital do Itaú Unibanco ganhando escala para medir forças com Nubank e Banco Inter.
Os números vêm no momento em que o Itaú inicia um campanha de mídia do iti, amplia as operações de crédito e começa a preparar a plataforma para criar maior engajamento, que pode envolver desde conteúdo a comércio eletrônico.
O Itaú está se movendo para tornar o iti, lançado em novembro de 2019 como carteira digital, um banco online completo, e mostrar que não assistiu passivamente o impulso de rivais durante a pandemia da Covid-19. O PicPay, maior carteira digital do país, superou 55 milhões de usuários em setembro, enquanto o Nubank chegou a 41 milhões de clientes no final do primeiro semestre.
Log-In Logística Intermodal (LOGN3)
A operadora logística Log-In anunciou nesta quarta-feira a compra de dois navios porta-contêineres a serem construídos pelo estaleiro chinês Zhoushan Changhong e com entregas previstas para fim de 2023 e maio de 2024.
A companhia afirmou em fato relevante ao mercado que o valor de cada embarcação é de 42,6 milhões de dólares e que eles têm capacidade nominal de 3.158 TEUs, unidade equivalente a um contêiner de 20 pés.
Segundo a Log-In, a capacidade dos navios é cerca de 25% maior do que a do Log-In Polaris, a embarcação mais moderna da frota da companhia. “Porém, com performance similar de consumo de combustível por contar com tecnologia mais atual e eficiente”, afirmou a empresa no fato relevante.
Hashdex (BITH11)
A Hashdex, dá um novo passo para se consolidar como uma empresa com forte compromisso ambiental e anuncia sua neutralidade em dióxido de carbono. A companhia adquiriu 243 toneladas em créditos de CO2 com o objetivo de zerar suas emissões de 2018, 2019 e 2020. Além disso, já planeja repetir a ação para 2021 e anos futuros.
Essa não é a primeira iniciativa sustentável da Hashdex. Em julho deste ano a gestora lançou o BITH11, primeiro ETF da B3 que investe 100% em bitcoin verde. A gestora desenvolveu o fundo com a intenção de neutralizar as emissões de carbono decorrentes do investimento em bitcoin – criando um dos poucos produtos de cripto no mundo com essa política. Atualmente, o ETF possui aproximadamente R$70 milhões sob gestão.
“A Hashdex acredita em cripto como um investimento para o longo prazo. Nesse sentido, não tem como não pensar sobre a importância de investimentos responsáveis”, afirma Roberta Antunes, Chief of Growth da Hashdex. “As novas gerações estão muito mais preocupadas com investimentos com pegada sustentável. É muito importante olhar para essa demanda. Queremos liderar esse movimento, incentivando que outras gestoras façam o mesmo”, diz.
O contrato para a neutralização de carbono da Hashdex foi firmado com a empresa Biofílica. Já a quantidade estimada para a ação foi identificada com base no relatório GEE, elaborado pela companhia Green Solutions.
“Recentemente ocorreram muitas discussões sobre o consumo energético do ecossistema cripto. Entretanto, entendemos que a tecnologia blockchain tem um enorme potencial para incentivar ações e projetos sustentáveis. Por isso lançamos o ETF verde e agora seguimos com a neutralidade em carbono da Hashdex”, comenta Antunes.
Com seis fundos de investimento e três ETFs na B3, a Hashdex soma mais de 250 mil cotistas e R$4,3 bilhões sob gestão.
Delta Airlines (DEAI34)
A Delta AirLines informou o lucro líquido de US$ 1,2 bilhão no terceiro trimestre, revertendo o prejuízo de 2020, mas é 19% menor que o conquistado no mesmo período de 2019. A receita da companhia foi de US$ 9,1 bilhões entre julho e setembro, alta de US$ 3 bilhões conta um ano antes. E o fluxo de caixa operacional foi de US$ 151 milhões.
Já os custos operacionais somaram US$ 6,9 bilhões e os com combustível, US$ 1,5 bilhão.
Lavvi Empreendimentos (LAVV3)
A Lavvi Empreendimentos anunciou a distribuição de dividendos intermediários e intercalares no montante total de R$ 120 milhões, sendo R$ 0,57639309456 para cada ação. O pagamento dos dividendos será realizado em dia 27 de outubro.
WDC Networks (LVTC3)
A WDC Networks, também conhecida como Livetech da Bahia, anunciou que Marcelo Rezende irá ocupar o cargo de diretor de operações (COO, na sigla em inglês) da companhia.
Melnick (MELK3)
A Melnick informou sua prévia operacional do terceiro trimestre. Entre julho e setembro, a companhia lançou dois empreendimentos no montante de R$ 247,4 milhões de VGV (valor geral de venda) bruto, registrou as vendas brutas e líquidas correntes somaram respectivamente R$108 milhões e R$99 milhões e apontou que entregou dois empreendimentos no montante de R$192,8 milhões de VGV bruto.
Even (EVEN3)
A Even divulgou sua prévia operacional do terceiro trimestre. A companhia lançou quatro empreendimentos, dois em São Paulo, com VGV de R$ 584 milhões e dois no Rio Grande do Sul, com VGV de R$ 182 milhões, as vendas líquidas totalizaram R$ 329 milhões, os distratos totalizaram R$ 70 milhões e foram entregues dois projetos no Rio Grande do Sul, com VGV de R$ 183 milhões.
Moura Dubeux (MDNE3)
A Moura Dubeux divulgou sua prévia operacional do terceiro trimestre. A companhia registrou lançamentos com VGV líquido de R$ 336 milhões, as vendas e adesões líquidas foram de R$ 343 milhões, 23,4% maior que o mesmo período de 2020 e os deistratos representam 7,2% das vendas e adesões brutas.
Ambipar (AMBP3)
A Ambipar informou a aquisição, através de sua controlada integral Environmental ESG Participações, do controle acionário da Brasil Coleta Gerenciamento de Resíduos, por meio da venda de ações (o valor não foi informado).
“Há mais de 24 anos no mercado de Gerenciamento de Resíduos, a Brasil Coleta tem em seu DNA a especialização em captação, valorização e comercialização de resíduos industriais e materiais recicláveis, incluindo a logística reversa. Suas plantas industriais, localizadas nos estados de São Paulo e Amazonas, são projetadas para processamento de grandes volumes, possibilitando redução substancial de custos logísticos e operacionais”, informou a companhia em fato relevante.
Renova Energia (RNEW4)
A Renova Energia, que está em recuperação judicial, anunciou o início da 3ª Janela de Pedido de Conversão, na qual credores das sociedades do Grupo Renova podem manifestar o seu interesse na conversão de seus créditos em ações da companhia.
Cury (CURY3)
A companhia Cury divulgou a prévia operacional do terceiro trimestre e teve lançamentos recordes no período de R$ 720 milhões, 81,5% maior que o mesmo período de 2020; o preço médio das unidades lançadas foi de R$ 228 mil, alta de 18,2% se comparado com julho a setembro do ano passado; as vendas líquidas fecharam o período em R$ 682,4 milhões, 66,3% maior no comparativo ano a ano; e as VSOs (vendas sobre ofertas) ficaram em 45,2% no terceiro trimestre, 74% no acumulado dos últimos 12 meses.
Grupo Mateus (GMAT3)
O Grupo Mateus anunciou que durante o mês de setembro, a companhia inaugurou estabelecimentos no Piauí, Maranhão e Pará. Com esses lançamentos, o Grupo Mateus encerrou o mês com 189 lojas em operação, sendo 57 de varejo, 40 de atacarejo e 92 de eletro. Por estado, são 110 lojas no Maranhão, 65 no Pará, 12 no Piauí e 2 no Ceará.
(Com Reuters)