As bolsas de Nova York abriram hoje (9) em queda, após três dias seguidos de ganhos, enquanto os investidores voltam as atenções para a divulgação de novos dados econômicos em busca de pistas sobre os próximos passos do Federal Reserve, o banco central norte-americano.
Às 12h09 de Brasília, o Dow Jones caía 0,20%, a 35.677 pontos; o S&P 500 recuava 0,27%, a 4.687 pontos; e o Nasdaq registrava perdas de 0,45%, a 15.716 pontos.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Pouco antes da abertura do mercado, o Departamento do Trabalho divulgou que o número de norte-americanos que fizeram novos pedidos de auxílio-desemprego caiu para 184 mil, o nível mais baixo em mais de 52 anos. O dado é referente à semana encerrada em 4 de dezembro. Economistas consultados pela Reuters previam 215 mil pedidos.
Informações sobre o mercado de trabalho e a alta nos preços são avaliadas pelos investidores devido à sua importância na decisão do banco central dos EUA de acelerar a retirada de estímulos da economia norte-americana. O chair do Fed, Jerome Powell, afirmou que o órgão discutirá em sua próxima reunião a possibilidade de encerrar os estímulos mensais de US$ 120 bilhões alguns meses antes do previsto.
O dólar opera em alta de 0,73%, negociado a R$ 5,5741, após o Banco Central do Brasil elevar os juros básicos em 1,50 ponto-percentual. Embora isso seja visto como positivo para a moeda brasileira, investidores avaliam que há espaço limitado para perdas do dólar nesta quinta, uma vez que a divisa já vem de duas sessões consecutivas de forte baixa.