A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou hoje (16) o ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil em 2021 por número de unidades. Com 3.652 filiais, O Boticário manteve a liderança do ranking conquistada em 2020 – foram 825 a mais que o segundo lugar.
O estudo indica que o número mínimo de unidades para ingresso na lista subiu 29% em 2021 na comparação com o ano anterior. “As redes não apenas mantiveram, como aceleraram seus planos de expansão, resultando no expressivo crescimento do total de unidades do grupo e na elevação do piso de ingresso”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Além disso, o número de redes que contam com mais de mil unidades passou para 21, ante 16 no ano anterior. Dessas, 46 são brasileiras e 43 têm sede no Sudeste.
A rede Cacau Show vem logo atrás do Boticário e ocupa o segundo lugar do ranking. As franquias de chocolates cresceram 19,2% no período. No terceiro lugar está o McDonald’s, que registrou 0,7% de expansão.
Estreante no ranking, a rede Gazin Semijóias, do segmento de Moda, figurou em 4º lugar, com 2.083 unidades. A Ortobom retornou ao top 50 de 2021 e alcançou a 5ª posição. Prudential, Splash e Sorridents são exemplos de franquias que apareceram no ranking pela primeira vez.
A lista mostra que o segmento de Serviços e Outros Negócios foi o que mais expandiu sua participação no top 50 – ele respondem por 15% das franquias do ranking, ante 10% em 2020. Segundo a ABF, a adoção dos novos formatos digitais pelas redes de franquias é um dos fatores por trás desse crescimento.
O segmento de Alimentação permaneceu na liderança: ele corresponde a 33% das redes de franquias apresentadas pelo ranking.
O levantamento também indica que as operações em loja tradicional caíram de 90% para 82%, enquanto outros formatos – que incluem home based, unidades móveis e quiosques – cresceram de 10% para 18%.
Já o tempo de atuação no mercado entre as franquias com 10 anos ou mais se manteve em 71%, enquanto as marcas atuantes no setor entre 5 e 6 anos tiveram a maior alta, de 2% para 12%.
“Ainda que os anos de estrada continuem sendo muito importantes, acompanhamos o dinamismo do setor com a chegada e o desenvolvimento rápido de entrantes relativamente jovens”, afirma Friedheim.
Confira as dez maiores redes de franquias, segundo o levantamento da ABF:
-
Divulgação 1. O Boticário
Número de unidades: 3.652
Crescimento em 2021: 0,9%
Posição no ranking de 2020: 1º lugar -
Divulgação 2. Cacau Show
Número de unidades: 2.827
Crescimento em 2021: 19,2%
Posição no ranking de 2020: 3º lugar -
Divulgação 3. McDonald’s
Número de unidades: 2.585
Crescimento em 2021: 0,7%
Posição no ranking de 2020: 2º lugar -
Divulgação 4. Gazin Semijoias
Número de unidades: 2.083
Crescimento em 2021: –
Posição no ranking de 2020: Não constava -
Anúncio publicitário -
Divulgação 5. Ortobom
Número de unidades: 2.078
Crescimento em 2021: –
Posição no ranking de 2020: Não constava -
Divulgação 6. Pit Stop Skol
Número de unidades: 1.880
Crescimento em 2021: 0,8%
Posição no ranking de 2020: Não constava -
Horacio Villalobos/Getty Images 7. Subway
Número de unidades: 1.862
Crescimento em 2021: -0,1%
Posição no ranking de 2020: 4º lugar -
Divulgação 8. am/pm
Número de unidades: 1.841
Crescimento em 2021: 2,1%
Posição no ranking de 2020: 5º lugar -
Divulgação 9. Seguralta
Número de unidades: 1.682
Crescimento em 2021: 26,9%
Posição no ranking de 2020: 9º lugar -
Divulgação 10. Lubrax+
Número de unidades: 1.668
Crescimento em 2021: 0,2%
Posição no ranking de 2020: 6º lugar
1. O Boticário
Número de unidades: 3.652
Crescimento em 2021: 0,9%
Posição no ranking de 2020: 1º lugar