As empresas de energia Eneva, PetroReconcavo e a 3R Petroleum estão entre as companhias que apresentaram ofertas vinculantes por um complexo de campos terrestres da Petrobras, conforme comunicado hoje (22) e três fontes com conhecimento direto do assunto.
A Eneva e a PetroReconcavo disseram em fato relevante que realizaram, em conjunto, uma oferta para compra do polo Bahia Terra. A informação foi divulgada inicialmente pelo Brazil Journal.
Segundo as companhias, a efetivação do negócio está sujeita à aceitação da oferta pela Petrobras, celebração de contrato e demais aprovações regulatórias competentes, como do órgão antitruste Cade e da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), dentre outros fatores.
O valor da oferta não foi revelado.
VEJA TAMBÉM: Petrobras aumenta preços da gasolina e do diesel em meio a altas do petróleo
Procurada, a Petrobras não quis comentar o assunto. A 3R Petroleum, que segundo as fontes também apresentou uma oferta, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A Reuters informou em outubro que a Aguila Energia, fundada por ex-executivos da PetroRio, sediada no Rio de Janeiro, havia apresentado a oferta mais alta em uma rodada de licitação pelo polo Bahia Terra.
Na época, a Petrobras confirmou a informação dizendo que a oferta ultrapassou US$ 1,5 bilhão (R$ 7,3 bilhões).
Após isso, um acordo não foi finalizado, disseram duas das fontes, levando à nova rodada de licitações desta semana.
Representantes de Aguila não foram imediatamente contatados para comentar.
A produção média da Bahia Terra no início de 2021 foi de aproximadamente 13.500 barris por dia de petróleo e 660.000 metros cúbicos por dia de gás.