Os acionistas da Tesla vão deliberar sobre um desdobramento de ações na forma de dividendos, disse a fabricante de carros elétricos hoje. As ações da Tesla subiam 5% no pré-mercado.
A proposta foi aprovada pelo conselho de administração da Tesla e será votada pelos acionistas em assembleia anual.
O desdobramento de ações, se aprovado, seria o mais recente após uma operação similar ocorrida na proporção de cinco para um realizada em agosto de 2020 e que tornou as ações da Tesla mais baratas para funcionários e investidores.
Após um rali nas ações de empresas de tecnologia impulsionado pelas medidas de isolamento social, Alphabet, Amazon e Apple também realizaram desdobramentos de papéis recentemente para torná-las mais acessíveis aos investidores.
A ação da Tesla, que estreou a 17 dólares cada em 2010, é negociada atualmente acima de 1.000 dólares cada. Desde o desdobramento em 2020, os papéis valorizaram-se 128%, elevando o valor de mercado da Tesla para mais de 1 trilhão de dólares, o maior entre as montadoras dos Estados Unidos.
Os carros elétricos da Tesla estão entre os mais vendidos. A empresa entregou quase 1 milhão deles em um ano, enquanto aumenta a produção com a criação de novas fábricas nos EUA e Europa.
No entanto, a empresa também está começando a enfrentar maior concorrência, à medida que fabricantes de automóveis tradicionais como a Ford e startups como Rivian entram no mercado, oferecendo aos consumidores uma série de novas opções de propulsão elétrica.
A Tesla disse que o dividendo em ações dependerá da aprovação final.