A economia alemã deve registrar uma recuperação econômica fraca e os riscos são negativos, disse hoje (23) o Fundo Monetário Internacional, alertando que Berlim deveria se concentrar em amortecer o impacto da guerra na Ucrânia e em garantir o abastecimento de gás.
A política fiscal na maior economia da Europa deve ser flexível em um ambiente incerto, acrescentou o FMI em comunicado após missão à Alemanha.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O FMI disse projetar que o crescimento da economia alemã vai desacelerar para cerca de 2% em 2022, aumentando em 2023 para um pouco mais de 2% se os preços da energia e os gargalos de abastecimento diminuírem e as infecções de Covid-19 permanecerem sob controle.
“O crescimento diminuirá então em direção ao potencial após 2024”, disse o FMI em seu chamado relatório Artigo IV.
“A produção permanecerá abaixo da tendência pré-pandemia a médio prazo, dados os obstáculos causados pelo elevados preços da energia ao investimento privado, a demanda externa mais fraca e a maior incerteza econômica e geopolítica após a guerra”, acrescentou.
As prioridades imediatas de Berlim devem ser garantir o abastecimento de gás, aliviar as repercussões da invasão russa da Ucrânia e aumentar a resiliência, disse o FMI.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022