O Ibovespa opera em alta de 0,08% na abertura do pregão de hoje (27), a 111.977 pontos, às 10h12, horário de Brasília. O principal índice da Bolsa brasileira segue o movimento positivo do exterior, que reflete a diminuição dos receios sobre o aperto da política monetária.
No cenário doméstico, a confiança da indústria avançou ao maior patamar em cinco meses em maio, em meio à melhora na percepção sobre o momento atual e nas expectativas para os próximos meses.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Os dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostraram que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 2,3 pontos na comparação com o mês passado, para 99,7, máxima desde dezembro de 2021 (100,1 pontos).
No radar corporativo, o Banco do Brasil (BBAS3) anunciou nesta manhã que distribuirá R$ 714,2 milhões em juros sobre o capital próprio (JCP) a título de remuneração antecipada aos acionistas, segundo comunicado. O valor é relativo ao segundo trimestre de 2022 e será pago com base na posição acionária de 13 de junho.
Internacional
No mercado asiático, as ações chinesas subiram com investidores na expectativa por medidas de estímulo ao crescimento, enquanto declarações de uma autoridade norte-americana sobre a China foram interpretadas por alguns como positivas.
O índice Hang Seng, Hong Kong, teve alta de 2,89%. O índice japonês Nikkei subiu 0,66% e o sul-coreano Kospi avançou 0,98%. Em Taiwan, o Taiex valorizou 1,86%. Na China, o Xangai subiu 0,23%.
Nos Estados Unidos, predomina a redução de apostas sobre um aumento mais agressivo nos juros pelo Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos. Ainda por lá, foi divulgado o Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE), que mostrou um crescimento de 0,2% em abril na comparação mensal.
O Dow Jones futuro operava com alta de 0,37%, os futuros do S&P 500 e da Nasdaq subiam 0,76% e 1,23%, respectivamente. O dólar comercial recuava 0,09%, a R$ 4,75.
Na Europa, o clima permanece positivo e as Bolsas sobem, com investidores atentos às decisões dos Bancos Centrais. Por lá, o BCE indicou que deve dar início à política de aperto monetário a partir de julho. (Com Reuters)
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022