O Sudeste Asiático e a América Latina são regiões de forte crescimento para a Mastercard após sua retirada da Rússia em março e proibição na Índia em 2021 para emissão de novos cartões, disse o copresidente da empresa para mercados internacionais.
“O Sudeste Asiático é empolgante [devido] à demografia certa, à adoção de tecnologia e digitalização e ao foco dos governos na inclusão financeira”, disse Ling Hai.
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O banco central da Índia proibiu a Mastercard depois de declará-la “não compatível” com as regras do país em 2018, que exigiam que redes de cartões estrangeiras armazenassem dados de pagamentos indianos localmente para “acesso irrestrito de supervisão”.
“Nossa sensação é que estamos chegando muito perto de uma resolução”, disse Hai sobre a proibição da Índia, acrescentando que a empresa está trabalhando “muito construtivamente” com o governo indiano e o Reserve Bank of India (RBI).
Hai disse que a Mastercard está pronta para cumprir as regras locais de armazenamento de dados da Índia. “O objetivo é estar 100% em conformidade. Qualquer coisa que precisemos localizar na Índia, estamos tomando medidas tangíveis para chegar lá.”
A Mastercard suspendeu as operações na Rússia – um mercado que representou cerca de 4% de sua receita líquida em 2021 – em março, devido à invasão da Ucrânia.
Na Rússia, se surgir uma oportunidade para melhorar as regras e regulamentos em áreas como inclusão financeira, sustentabilidade e privacidade de dados, a Mastercard “trabalhará para mudá-las junto com outras partes interessadas no ecossistema, incluindo o próprio governo”, disse Hai.
Ele também disse que a Europa é um mercado empolgante para a empresa devido à sua recuperação econômica pós-pandemia e ao escopo de inovação que o continente oferece.
Além da geografia, a Mastercard também está se concentrando em partes de alto crescimento do negócio, como fluxos de pagamentos entre empresas, telecomunicações e varejo.