A plataforma por trás da criptomoeda luna informou, na tarde de hoje (12), que interrompeu temporariamente sua blockchain para impedir transações, após o preço do ativo cair quase 100% durante a noite. Por conta da queda, a rede se tornou mais suscetível a um possível ataque.
Quase duas horas depois, a stablecoin, termo que corresponde a tokens digitais atrelados ao valor de ativos tradicionais, como o dólar, anunciou que voltou a funcionar normalmente.
Ontem (11), a stablecoin TerraUSD anuncia plano de recuperação e busca de financiamento. O TerraUSD, também conhecido como ‘UST’, caiu abaixo de sua indexação de 1:1 ao dólar esta semana, agitando mais os mercados de criptomoedas. Seu valor caiu abaixo dos US$ 0,30 hoje, antes de se recuperar para cerca de US$ 0,60, segundo o site de preços Coingecko.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
A stablecoin será no futuro apoiada em reservas, disse seu cofundador, numa tentativa de estabilizar a criptomoeda.
Ao contrário da maioria das outras stablecoins importantes apoiadas por outros ativos, o valor do TerraUSD é derivado de processos algorítmicos complexos, vinculados a outro token emparelhado chamado Luna, que flutua livremente.
Do Kwon, cofundador da empresa por trás do token, Terraform Labs, anunciou um plano de recuperação em uma série de tuítes, dizendo que a empresa buscará financiamento externo e fará com que o TerraUSD tenha lastro, apoiado por reservas em vez de depender de um algoritmo para manter sua indexação de 1:1 dólar.
Do Kwon disse no Twitter que a empresa endossará uma proposta de detentores do UST para aumentar a capacidade de criar novas moedas Luna. Este movimento “deve permitir que o sistema absorva o UST mais rapidamente”, disse ele.
Do Kwon procurou tranquilizar os investidores, dizendo em um tuíte: “tropeços de curto prazo não definem o que você pode realizar” e descrevendo o colapso da stablecoin como um “revés”. (Com Reuters).