SÃO PAULO (Reuters) – O Ministério de Minas e Energia pretende ter, até o final de agosto, um esboço dos parâmetros para o próximo ciclo de renovações de concessões de distribuidoras de energia, que começa em 2025, disse nesta quarta-feira a secretária-executiva da pasta, Marisete Pereira.
Ela disse que o governo trabalha com um “cronograma desafiador” para essas renovações, mas que já tem conversas com a Agência Nacional de Energia Elétrica e com a associação das distribuidoras para pensar no futuro do segmento em meio à abertura do mercado livre, que tem impacto sobre o mercado regulado das distribuidoras.
Reportagem da Reuters em abril mostrou que governo e empresas do setor elétrico começam a se preparar para um novo ciclo de renovação que ocorrerá entre 2025 e 2030, discutindo um alinhamento das empresas ao novo papel da distribuição de energia em um mercado totalmente livre.
Em participação no Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, a secretária disse ainda que o governo espera que o Congresso avance com a votação do projeto de modernização do setor elétrico.
Segundo ela, a pressão atual de custo de energia deve sensibilizar os parlamentares da importância da reforma do marco legal setorial.
(Por Letícia Fucuchima)