Por Andre Romani
SÃO PAULO (Reuters) – A Amazon realizará em meados de julho o Prime Day, período anual de promoções exclusivas aos assinantes do programa de assinatura da varejista online, e pela terceira vez o Brasil estará incluído na programação, o que o comando da operação local da empresa norte-americana afirma se tratar de novo sinal de compromisso de longo prazo do grupo com o país.
A Amazon abriu 11 centros de distribuição no Brasil desde 2019, dos seus 12 no total no país, tornando-se um dos competidores internacionais a acirrarem a disputa pelo varejo eletrônico local. Essas companhias concorrem com nomes domésticos como Magazine Luiza e Americanas, além da argentina Mercado Livre, que tem operação consolidada no país.
“Prime Day é um momento para reafirmar compromisso de longo prazo com o Brasil”, disse a jornalistas Ricardo Garrido, que comanda o marketplace da Amazon no país. A empresa não informou quantos assinantes do serviço Prime tem no Brasil.
Questionado sobre a menor capacidade logística frente aos concorrentes locais, o presidente da Amazon no Brasil, Daniel Mazini, disse que está “sempre insatisfeito” e que a empresa no país se compara com a própria operação em outros mercados, e não com os concorrentes. Além disso, ele destacou a expansão da companhia no país nos últimos anos.
A Amazon anunciou em abril a expansão de entregas de produtos no prazo de um dia, que abrange atualmente mais de 100 cidades do Brasil, enquanto o frete em dois dia chega a mais de mil municípios do país. Há ainda entregas no mesmo dia para cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
Diante do aumento global de custos, que tem pressionando as operações de varejistas em todo o mundo, Garrido afirmou que “não temos nada a anunciar” sobre um potencial aumento de taxas aos vendedores do marketplace da empresa, observando que o modelo é reavaliado anualmente.
A Amazon anunciou em maio uma elevação nos preços de seu serviço de streaming de vídeo no país.