A subsidiária russa do Google, da Alphabet, apresentou uma declaração de falência, informou a Interfax hoje (17), citando documentos judiciais online.
A subsidiária anunciou planos de pedir falência em maio, depois que as autoridades do país confiscaram sua conta bancária, impossibilitando o pagamento de funcionários e fornecedores.
Leia mais: Big Mac ainda é vendido na Rússia apesar de saída do McDonald’s do país
“O confisco da conta bancária do Google Rússia pelas autoridades russas tornou insustentável o funcionamento de nosso escritório na Rússia… Portanto, o Google Rússia entrou com pedido de falência”, disse um porta-voz da empresa.
“As pessoas na Rússia contam com nossos serviços… e continuaremos a manter disponíveis serviços gratuitos como Pesquisa, YouTube, Gmail, Mapas, Android e Play.”
O Google e seu serviço de hospedagem de vídeos do YouTube, embora sob pressão, permanecem disponíveis por enquanto. Moscou, em particular, se opõe ao tratamento do YouTube à mídia russa, bloqueando conteúdos da plataforma.
Mas Anton Gorelkin, vice-chefe do comitê da Duma sobre política de informação, disse que a empresa norte-americana ainda não corre o risco de ser bloqueada.