O lucro Multiplan subiu forte no segundo trimestre, refletindo vendas crescentes em seus shopping centers, diante da normalização do comércio após o fim do isolamento social adotado durante a pandemia de Covid-19.
A companhia anunciou hoje (28) que seu lucro líquido de abril a junho somou R$ 172,55 milhões, um salto de 84% sobre mesma etapa de 2021. O resultado foi favorecido por uma combinação de forte aumento das receitas e de uma alíquota menor de impostos.
A última linha do resultado só não foi melhor devido a uma disparada de 164,5% das despesas financeiras, a R$ 94,4 milhões, com reflexo de juros maiores sobre a dívida.
No relatório, a Multiplan atribuiu o resultado à “combinação de vendas ainda mais fortes, aluguel mais alto, taxa de ocupação crescente e queda na taxa de inadimplência”.
As vendas de lojistas nos 20 shoppings do grupo cresceram 58,5% sobre um ano antes na mesma base, com as vendas totais chegando a R$ 4,9 bilhões, 64,5% a mais em um ano.
Com isso, a receita líquida da Multiplan chegou a R$ 436,56 milhões, aumento de 58,4% ano a ano, também com impulso das vendas de imóveis e quase o dobro do faturamento com estacionamentos, o que a companhia atribuiu à retomada de eventos ao ritmo normal.
O resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) somou R$ 287,58 milhões, montante 61,3% maior do que um ano antes. A margem Ebitda subiu 1,2 ponto percentual.
Segundo a Multiplan, a taxa média de ocupação de seus shoppings foi de 95,3% no período, alta de 0,7 ponto percentual em um ano. A taxa de inadimplência líquida atingiu 4,1% no trimestre, abaixo dos 5,7% registrados um ano antes.
A empresa informou ainda que as vendas dos lojistas nos seus shoppings deste mês subiram 23,8% ante mesmo mês de 2021.