O Carrefour (CRFB3) ficou em primeiro lugar do ranking Ibevar-FIA, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo em parceria com a faculdade paulista de negócios.
Com um faturamento anual de R$ 81,1 bilhões em 2021, a varejista conta com 498 lojas nos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Na sequência do Carrefour aparecem as varejistas Assaí (ASAI3) e Magazine Luiza (MGLU3), com faturamentos de R$ 45,6 bilhões e R$ 42,9 bilhões, respectivamente, fechando o pódio das primeiras posições.
O levantamento avalia as maiores empresas dos segmentos do varejo de bens e serviços no Brasil. A metodologia leva em consideração a análise da “eficiência operacional das organizações, além da imagem das empresas varejistas segundo o público consumidor”. Para tanto, foi feito uso de recursos estatísticos e análise semântica. Ao todo, 120 organizações compõem o ranking de 2022.
As seis primeiras colocadas são:
- Carrefour (R$ 81,1 bilhões)
- Assaí (R$ 45,6 bilhões)
- Magazine Luiza (R$ 42,9 bilhões)
- Via (R$ 36,3 bilhões)
- Lojas Americanas (R$ 32,2 bilhões)
- Grupo Pão de Açúcar (R$ 29,0 bilhões)
Somadas, essas seis companhias representam 36,7% do total de faturamento das 120 empresas analisadas. Em 2020, a participação era ligeiramente maior, de 37,3%.
Liderança de cada setor do varejo
O ranking Ibevar-FIA desmembrou o varejo em seus diferentes setores e mostrou quais são as empresas líderes em cada um dos segmentos. Confira:
- Farmácias e drogarias: Raia Drogasil (R$ 25,6 bilhões)
- Material de construção: St Gobain Brasil (R$ 11,5 bilhões)
- Fast Food: Mcdonald´s (R$ 5,6 bilhões)
- Varejo especializado: Cacau Show (R$ 2,9 bilhões)
- Loja de Departamentos: Lojas Americanas (R$ 27,6 bilhões)
- Franquias: Lojas Americanas (R$ 32,2 bilhões).
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022