A Via, varejista dona das bandeiras Casas Bahia e Ponto, anunciou ontem (11) lucro líquido contábil de R$ 6 milhões para o segundo trimestre, ante R$ 132 milhões um ano antes.
Na base ajustada por despesas não recorrentes, o lucro foi de R$ 16 milhões. O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de R$ 748 milhões, contra R$ 485 milhões um ano antes.
O resultado financeiro ficou negativo em R$ 574 milhões, ante despesa de R$ 244 milhões no mesmo período do ano passado, impactado pela alta de Selic.
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As vendas mesmas lojas da companhia subiram 11,8% ano a ano, mas as vendas brutas totais, incluindo as do marketplace, caíram 3,5%, a R$ 11 bilhões. O destaque ficou com o desempenho dos vendedores no marketplace, cujas vendas no conceito GMV recuaram 19,2% no período, a R$ 1,35 bilhão.
A empresa atualizou ainda números sobre situação de processos trabalhistas que têm atingido as finanças do grupo desde o ano passado. A entrada de processos recuou 52% ano a ano passado e os pagamentos caíram 42%.
A Via afirmou que espera para este ano um impacto no caixa de entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões e um impacto nos resultados de R$ 900 milhões a R$ 1 bilhão devido ao tema.
Para fazer frente aos pagamentos de processos, a Via tem ativado monetizações de créditos tributários. A empresa que tem expectativa de monetizar no segundo semestre R$ 998 milhões, ante R$ 837 milhões na primeira metade de 2022. O total estimado de créditos é de R$ 10,3 bilhões, segundo o balanço.