O Ibovespa iniciou a sessão de hoje (27) em alta de 0,67%, aos 109.815 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília). Após forte queda na véspera, o movimento é de recuperação parcial dos ativos globais.
Por aqui, investidores monitoram a leitura mais baixa do que o esperado do IPCA-15 de setembro e a divulgação da ata da reunião de política monetária do Banco Central.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a prévia oficial da inflação caiu mais do que o esperado em setembro ao emendar sua segunda deflação consecutiva, ainda influenciada pelo recuo nos preços dos combustíveis, com destaque para a gasolina.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 caiu 0,37% em setembro, após declínio de 0,73% em agosto. O IPCA-15 difere do IPCA – referência para o regime de metas de inflação do país – somente no período de coleta e na abrangência geográfica.
Na semana passada, o Banco Central do Brasil manteve a Selic em 13,75% ao ano, interrompendo, às vésperas da eleição presidencial, seu agressivo ciclo de aperto monetário para controlar a inflação, mas ponderou que não hesitará em retomar as altas nos juros se a redução dos preços não transcorrer como o esperado.
De acordo com a ata do Comitê de Política Monetária, as opções de deixar a Selic no mesmo nível e de elevá-la em 0,25 ponto percentual foram “amplamente debatidas”.
A decisão de manter a taxa, segundo o Copom, foi tomada diante dos dados divulgados, projeções, expectativas de inflação, balanço de riscos e defasagens dos efeitos da política monetária já em território significativamente contracionista.
A decisão do Copom da semana passada foi a primeira tomada de forma não unânime pelo colegiado em seis anos em meio, com dois diretores votando por uma elevação residual de 0,25 ponto percentual da taxa básica de juros.
Por volta das 10h25, o dólar caía 1,28% frente ao real, a R$ 5,3114, com uma pausa em rali generalizado da moeda norte-americana no exterior abrindo espaço para a recuperação de divisas mais arriscadas.
Os principais índices dos Estados Unidos também mostravam tendência de recuperação. Os futuros de Wall Street operavam em alta, com o Dow Jones subindo 0,95%, aos 29.623 pontos, o S&P 500 +1,17%, aos 3.713 pontos, e o Nasdaq +1,48%, aos 11.483 pontos.
Na Ásia, as Bolsas seguiram o bom humor externo, interrompendo as quatro quedas consecutivas. Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,53%, em Hong Kong, o Hang Seng teve alta de 0,03%. Na China, a bolsa de Xangai registrou valorização de 1,40% e a de Shenzhen subiu 2,07%. Em Seul, o Kospi teve leve alta de 0,13% e em Taiwan, o Taiex subiu 0,35%.
> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022
(Com Reuters)