Os dois anos mais críticos da pandemia foram desastrosos para as empresas administradoras de shoppings centers: lojas fechando as portas e corredores vazios derrubaram os negócios. Com os níveis de contaminação agora controlados, o cenário atual é outro. Muitos empreendimentos já superaram os números pré-pandêmicos e o otimismo do mercado com o setor voltou a crescer.
De acordo com a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), shoppings de todo o país registraram um crescimento médio de vendas de 17% em julho quando comparados com o mesmo período de 2019 – trata-se do terceiro mês consecutivo de avanço nesse parâmetro.
Nas administradoras de shoppings listadas na Bolsa, a Aliansce Sonae (ALSO3) foi quem registrou o maior volume de negócios por lojas nos últimos três meses, informa relatório do Bank of America (BofA), divulgado nesta segunda-feira (26).
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As vendas da Aliansce cresceram 10,6% entre julho e setembro. Em seguida vem a Multiplan (MULT3), com avanço de 9,9%. A brMalls (BRML3) cresceu 8,2% e a Iguatemi (IGTI11) ficou na lanterna, com alta de 5,5%.
“Acreditamos que a oportunidade de crescimento [dos shoppings] está nas marcas menores dos portfólios de varejistas, alavancadas pelos relacionamentos existentes com os clientes”, diz o relatório.
Os analistas exemplificam com o caso da marca Farm, do grupo Soma (SOMA3), que está presente em metade dos shoppings, mas as marcas menores do grupo, como Foxton e Maria Filó, ainda não. “O mesmo vale para Vivara, Arezzo e Renner.”
Os shoppings da Multiplan são os que têm mais lojas (cerca de 240 por shopping, com 220 m² cada) com tamanhos menores, enquanto os do Iguatemi têm a menor contagem de lojas por shopping (180 por shopping, com 260 m² cada).
Já os shoppings de brMalls e Aliansce têm mais lojas de vestuário de baixa e média renda.
Resiliência dos shoppings de alto padrão
O BofA afirma que os shoppings de alto padrão estão consolidados como um destino que abrange “experiência + conveniência”. “Os shoppings com aluguéis 25% mais altos têm até 30% mais opções de serviços, entretenimento e restaurantes (jantar) do que os 25% com aluguéis inferiores”, diz o relatório.
Uma pesquisa de consumo do banco mostrou que 50% dos consumidores visitam os shoppings por causa dos restaurantes e do entretenimento.
Um levantamento feito pelos analistas mostra que a Multiplan tem o maior número de restaurantes por praça de alimentação em seus shoppings: média de 43. Na sequência aparecem brMalls com 40, Aliansce com 38 e Iguatemi com 26.
No quesito serviços + entretenimento, a brMalls se destaca com 36 lojas, em média. Depois aparece Aliansce com 32, Multiplan com 28 e, por fim, Iguatemi com 21.
O BofA destaca a Multiplan como a melhor escolha dentre as quatro empresas listadas no Ibovespa. “Continuamos a preferir nomes de qualidade focados no consumidor de alta renda resiliente, com uma estratégia vencedora de cobrança de aluguel pós-pandemia”, diz o relatório.
O BofA tem recomendação de compra para as ações MULT3, com preço-alvo de R$ 32,00, equivalente a uma valorização de 31,5% frente aos atuais R$ 24,35. Somente em 2022, as ações da Multiplan já valorizaram 29,4%.
Para o Iguatemi, o banco também tem recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 30,00 para as units IGTI11 – o potencial de valorização é de 50%.
Aliansce Sonae também está entre as recomendações de compra do banco, enquanto brMalls tem uma recomendação neutra. Para ALSO3, o preço-alvo é de R$ 30,00; para BRML3 é R$ 8,00.
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