Seguindo o desempenho da véspera, o Ibovespa iniciou a sessão de hoje (30) em leve queda de 0,11%, aos 107.544 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília). O principal índice da B3 reflete o sentimento de cautela dos investidores, que esperam pelo primeiro turno das eleições presidenciais.
“É comum que em cenários como o de uma eleição presidencial fundos de investimentos, grandes players, preferem liquidar posições que possam estar em risco, para não sofrer com grandes variações e quando isso ocorre temos uma tendência a queda no mercado”, explica Eduardo Melo, especialista em finanças e CEO da Prime Investe.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
No último pregão antes do primeiro turno das eleições, o dólar caía ligeiramente frente ao real, com desvalorização de 0,13%, a R$ 5,3880.
Entre os indicadores econômicos, a taxa de desemprego caiu a 8,9% nos três meses até agosto em meio a um contingente recorde de pessoas ocupadas, chegando ao nível mais baixo em sete anos, ao mesmo tempo que a renda real dos trabalhadores voltou a crescer.
O resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada nesta manhã foi o melhor desde a taxa de 8,7% vista no trimestre até julho de 2015 e ficou em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters.
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que a taxa de desemprego estava em 9,8% nos três meses imediatamente anteriores, até maio. No trimestre até agosto de 2021 ela era de 13,1%.
Akém disso, o setor público consolidado brasileiro registrou um déficit primário de R$ 30,279 bilhões em agosto, informou hoje o Banco Central, mas a dívida bruta do governo seguiu em trajetória de baixa.
O saldo do mês veio pior que as projeções de analistas. Em pesquisa Reuters, a expectativa era de déficit primário de 28,750 bilhões de reais no mês.
O resultado foi o mais baixo para o mês desde agosto de 2020, quando o saldo ficou negativo em 87,594 bilhões de reais em meio à ampliação de gastos do governo para enfrentar a pandemia de Covid-19.
Nos Estados Unidos, o Departamento de Comércio divulgou que os gastos dos consumidores se recuperaram em agosto, mas as altas agressivas dos juros pelo Federal Reserve, que luta contra a inflação elevada, estão diminuindo a demanda, o que pode limitar uma recuperação antecipada da atividade econômica neste trimestre.
Os gastos, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, aumentaram 0,4% no mês passado depois de caírem 0,2% em julho.
Na semana passada, o Fed elevou sua taxa de juros em 0,75 ponto percentual pela terceira reunião consecutiva, e divulgou projeções econômicas que apontaram um ambiente de política monetária bem mais agressivo do que o inicialmente projetado pelos mercados, o que tem tornado a perspectiva de recessão norte-americana cada vez mais provável.
Em meio a esse cenário, o Dow Jones futuro caía 0,16%, aos 29.241 pontos. O S&P 500 recuava 0,08% e o Nasdaq -0,21%, por volta das 10h25 (horário de Brasília).
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022
(Com Reuters)