O rei Charles prometeu prestar serviço até o fim da vida ao povo do Reino Unido e seus outros reinos em um discurso solene à nação hoje (9), um dia após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth.
“Como a própria rainha fez com tanta devoção inabalável, eu também me comprometo solenemente, durante o tempo restante que Deus me conceder, a defender os princípios constitucionais no coração de nossa nação”, disse o rei.
Leia mais: Rei Charles nomeia William e Kate príncipe e princesa de Gales
“E onde quer que você viva no Reino Unido, ou nos reinos e territórios em todo o mundo, e qualquer que seja sua origem ou crença, eu me esforçarei para servi-lo com lealdade, respeito e amor, como tenho feito durante toda a minha vida.”
Hoje, o rei apertou a mão de dezenas de pessoas fora do Palácio de Buckingham, enquanto apoiadores emocionados tiravam fotos e cumprimentavam o novo monarca.
Charles e a esposa Camilla, a rainha consorte, saíram do carro real do lado de fora dos portões do Palácio de Buckingham em um gesto inesperado ao voltarem do Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a rainha morreu, para Londres.
Proclamação oficial
O rei Charles será oficialmente proclamado o novo monarca do Reino Unido em uma reunião do Conselho de Adesão no Palácio de St. James amanhã (10), disse o Palácio de Buckingham.
Leia mais: Operação London Bridge: o que acontece após a morte da rainha
A reunião do Conselho, que tem duas partes, proclama o novo soberano e vê o Rei assinar um juramento para defender a segurança da Igreja na Escócia.
Após a reunião, haverá a proclamação principal da varanda com vista para Friary Court no Palácio de St. James, com outros anúncios do recém empossado rei Charles para todo o Reino Unido e na cidade de Londres.
Amor pela mãe
O rei Charles do Reino Unido também prometeu hoje (9) seguir o exemplo de sua mãe, a rainha Elizabeth, ao se dedicar completamente ao seu dever, em discurso solene como monarca no qual também falou de seu amor por ela e por sua esposa e filhos.
“A rainha Elizabeth teve uma vida bem vivida; uma promessa com destino cumprido, e seu falecimento é profundamente sentido”, disse o rei nos momentos iniciais de seu discurso. “Essa promessa de serviço por toda a vida eu renovo a todos vocês hoje.”
Charles chamou a falecida rainha de inspiração e exemplo para ele, elogiando seu profundo compromisso pessoal em servir o povo do Reino Unido e de seus outros reinos. O monarca também falou de sua profunda tristeza por perder sua mãe, dizendo que sentiu “além da medida”.
O novo rei também elogiou sua “querida esposa” Camilla, dizendo que ela levaria às demandas de seu novo papel como rainha consorte a firme devoção ao dever com a qual ele confiava desde que se casaram há 17 anos.
Camilla é a segunda esposa de Charles, depois de Diana, uma figura muito popular de quem ele se separou em 1992 e que morreu em um acidente de carro cinco anos depois.
Camilla, que foi culpada por Diana pelo rompimento do casamento, foi profundamente impopular por anos, mas ganhou aceitação, se não amor, do público britânico durante os anos de seu casamento com Charles.
Voltando-se para seus filhos, Charles concedeu a seu filho mais velho e herdeiro, William, e a sua nora Kate os títulos de príncipe e princesa de Gales, que ele e Diana possuíam anteriormente.
Charles também expressou seu amor por seu filho mais novo, Harry, e sua nora Meghan, em um gesto significativo para um casal cujas relações com o resto da família real foram desgastadas.
“Quero também expressar meu amor por Harry e Meghan enquanto eles continuam construindo suas vidas no exterior”, disse o rei.
Harry e Meghan, uma ex-atriz de TV norte-americana, se afastaram dos deveres reais e se mudaram para a Califórnia em 2020. Eles falaram sobre a infelicidade e o isolamento de Meghan durante seu tempo como membro da realeza.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022