O recuo das ações de tecnologia nos Estados Unidos acelerou nesta quinta-feira (27), quando a Meta caía 20% depois que os custos com o metaverso e o impacto da crescente inflação nos gastos com anúncios assustaram os investidores.
A companhia deve perder ao redor de US $78 bilhões em valor de mercado, se as perdas se mantiverem durante a sessão, somando-se à desvalorização em trilhões de dólares de alguns dos maiores nomes de tecnologia em 2022 em meio ao aumento das taxas de juros e fortalecimento do dólar.
A própria Meta perdeu mais de US $0,5 trilhão em valor de mercado neste ano.
Por volta de 12h (horário de Brasília), as ações desabavam 22,3%, a US $100,9 cada, menor nível desde fevereiro de 2016. O Nasdaq Composite, índice focado em empresas de tecnologia, cedia 0,71%, enquanto S&P 500 e Dow Jones subiam.
Analistas disseram que os investidores estão preocupados pois a Meta está gastando com projetos de capital intensivo em um momento em que o mercado de publicidade, uma importante fonte de receita da empresa, está secando.
A controladora do Facebook estima gastar cerca de US $10 bilhões por ano em hardwares e softwares voltados para o metaverso. O presidente-executivo da empresa, Mark Zuckerberg, disse na quarta-feira (26) esperar que esses investimentos levem cerca de uma década para dar frutos.
“Meta Horizon Worlds (atualmente) é uma cidade fantasma quando comparada outros mundos imersivos em 3D, como Roblox e Fortnite” disse Mike Proulx, diretor de pesquisa da Forrester.
Fabricantes de chips sobem
Um segmento do setor de tecnologia, no entanto, deve se beneficiar dos gastos agressivos da Meta: os fabricantes de chips.
Os planos da Meta exigem investimentos de capital para novos data centers e infraestrutura, disse Ben Barringer, analista da Quilter Cheviot.
Os analistas esperam que empresas focadas em data centers, como Broadcom, Advanced Micro Devices e Nvidia, obtenham um impulso dos planos da dona do Facebook e do Instagram. As ações dessas fabricante operavam entre alta de 0,3% e 4,6%.
Até agora em 2022, o Reality Labs, unidade de metaverso da empresa, registrou perdas de receita de US $9,44 bilhões, depois de registrar mais de US $10 bilhões em perdas no ano passado.
A Meta projetou que as perdas da unidade cresceriam ainda mais em 2023 e prometeu “acelerar” os investimentos depois disso.
Pelo menos 13 corretoras reduziram o preço-alvo das ações da Meta, sendo que o JPMorgan cortou para US $115, uma mínima entre os analistas de Wall Street.