Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / De bancário demitido a banqueiro, a história do CEO da DinDinCred

De bancário demitido a banqueiro, a história do CEO da DinDinCred

Empresa dos sócios Robson Carvalho e André Oliveira busca mostrar aos brasileiros que é possível empreender, mesmo sem muito dinheiro

Vitória Fernandes
13/10/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Divulgação/Jean Canedo
Divulgação/Jean Canedo

Robson Carvalho, CEO da DinDinCred

Desde criança, Robson Carvalho tinha um sonho: seguir o exemplo de um tio, que era seu modelo de sucesso, e ser gerente de banco. Carvalho conseguiu. E foi além: tornou-se dono de seu próprio banco.

Nascido em uma família de baixa renda, trabalhava como office boy durante o dia e entregava pizzas à noite para se sustentar e ajudar a pagar a sua faculdade. A rotina puxada durou até ele conseguir um emprego de ajudante no Banco Real.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Nos 13 anos seguintes, ele mudaria de agência e de empregador. Era gerente do HSBC até ser demitido, após o banco inglês ser comprado pelo Bradesco. “Com a fusão, todos os funcionários do HSBC foram desligados”, diz ele. “Fiquei sem rumo, achei que minha carreira tinha acabado ali.”

Sem saber o que fazer, considerou várias alternativas. Tornar-se consultor e abrir uma franquia foram algumas delas. Porém, tudo parecia muito complicado para quem, como ele, nunca acreditou que conseguiria empreender. Buscando segurança, Carvalho passou a procurar por franquias que já estivessem estabelecidas no mercado para reduzir os riscos.

Foi quando conheceu a CredFácil, empresa de seu atual sócio, André Oliveira. O empresário juntou o dinheiro da rescisão e pegou mais um empréstimo de R$ 40 mil e comprou a sua primeira franquia.

“Quando conheci o modelo de negócio da CredFácil me identifiquei de cara, pois a franquia oferecia produtos como seguro e crédito imobiliário, que eu conhecia bastante desde a época do banco”, diz ele. “Só precisei montar a minha equipe e colocar o negócio para funcionar, sabendo que tinha um banco nas mãos.”

Leia mais: Kavak investirá US$ 130 milhões em expansão para o Oriente Médio

Com a franquia rodando e tendo experiência no setor, Carvalho conquistou a confiança de Oliveira, CEO da CredFácil, que começou a designar novas funções ao seu mais novo parceiro. Em pouco tempo, Carvalho virou gerente da empresa e passou a cuidar de 30 lojas, ajudando o negócio a se tornar mais saudável.

“Depois de um tempo o André me chamou e me propôs uma sociedade para a criação de uma empresa de pagamentos focada em maquininhas, a DinDin Pag. A partir desse momento nós corremos para estruturar o negócio e criar o modelo de franquias. No lançamento, só para a base de clientes da CredFácil, vendemos 20 unidades em um dia”, diz.

Durante a pandemia, a nova empresa patinou para manter as suas então 60 unidades e percebeu que precisaria oferecer mais serviços. Por exemplo, os financiamentos, que estavam sendo solicitados pelos clientes. Isso alterou o modelo de negócios e o nome da empresa, rebatizada DinDinCred.

DinDinCred

A franqueadora de Carvalho e Oliveira espera faturar mais de R$ 100 milhões em 2022, triplicando o valor acumulado em 2021. Hoje, a empresa conta com mais de 100 franqueados e os empresários esperam ultrapassar 150 unidades até o começo de 2023.

“Nós desenvolvemos um negócio que atende pessoas que ganham pouco e sempre achavam que era impossível empreender. Nossa missão é exatamente essa, levar o empreendedorismo para todo o Brasil e mostrar que é possível”, explica Carvalho.

O DinDinCred traz três opções de negócio para os franqueados. A mais barata é a home based, com custo inicial de R$ 15 mil. Em seguida vem o modelo loja, que custa R$ 40 mil e o modelo Black, com investimento inicial de R$ 60 mil.

Cerca de 90% dos parceiros da empresa se enquadram no modelo que pode ser feito diretamente de casa.

Leia mais: FlyBy, dos Under30 Marco Fragali e Gianlucca Nahas, visa setor hoteleiro

Carvalho diz que o retorno para os franqueadores varia de acordo com a localização e com o modelo escolhido. “Temos franqueados que faturam de R$ 10 mil até R$ 1 milhão por mês. No modelo Black, que tem mais funcionários e é mais robusto, tem clientes que chegam a faturar R$ 5 milhões por mês”, explica.

Apesar do sucesso, o empresário nunca perdeu a vontade de ter o seu próprio banco. O lançamento está previsto para janeiro. “Vamos oferecer contas-correntes, cartão de crédito, cheque especial e tudo que tem direito. O processo já está aprovado pelo Banco Central’, diz ele. “Já tenho até um piloto do cartão. Fico até arrepiado de falar”, diz Carvalho.

Hoje, se a DinDinCred já fosse um banco, estaria entre as 20 maiores redes do país, levando em consideração o número de agências, de acordo com os dados da IF.Data do Banco Central. Para os sócios, o céu é o limite.

Inscreva-se na seleção para a lista Under 30 2022

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • Bancos
  • empreendedorismo
  • empresas

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.