Contrariando as projeções dos principais institutos de pesquisa, Lula e Bolsonaro passaram para o segundo turno das eleições presidenciais com margem apertada. Com 96,93% das seções eleitorais apuradas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47,85% dos votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) conta 43,70%.
Seis pesquisas de intenção de voto divulgadas ontem (1), na véspera da eleição, mostraram o petista com alguma chance de vencer a disputa já no primeiro turno. O Ipec mostrou Lula com 51% dos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, e o Datafolha colocou o petista com 50%, contra 37% de Bolsonaro no Ipec e 36% no Datafolha, muito abaixo dos números obtidos nas urnas. Em ambas as pesquisas, a margem de erro é de 2 pontos percentuais.
O levantamento AtlasIntel mostrou Lula com 50,3% dos votos válidos contra 41,1% de Bolsonaro, com margem de erro de 1 ponto percentual. Já a pesquisa Genial/Quaest registrou 49% dos votos válidos para Lula, contra 38% para Bolsonaro, com margem de erro de 2 pontos percentuais.
A pesquisa Ipespe/Abrapel colocou Lula com 49% dos votos válidos contra 35% de Bolsonaro. Com a margem de erro de 3 pontos percentuais, Lula teria de 46% a 52%.
Já pesquisa CNT/MDA mostrou Lula com 48,3% dos votos válidos, contra 39,7% de Bolsonaro. Como a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, Lula teria de 46,1% a 50,5% dos votos válidos.
Todas as pesquisas apontam vantagem de Lula sobre Bolsonaro para o segundo turno, que será realizado em 30 de outubro.