A Apple foi escolhida como a melhor marca do mundo pelo décimo ano consecutivo, de acordo com o levantamento realizado pela Interbrand. A alta de 18% no valor de mercado da marca, que subiu para US$ 482,2 bilhões, manteve a Apple no topo da tabela.
Além da gigante norte-americana, o Best Global Brands 2022 trouxe varejistas de tecnologia e empresas do setor de luxo entre as principais posições do ranking de 100 marcas.
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A Microsoft subiu para o segundo lugar, com alta de US$ 278 bilhões em sua avaliação financeira, ultrapassando a gigante do e-commerce Amazon, que cresceu US$ 274 bilhões no ano.
A marca francesa Chanel foi uma das empresas que obteve o maior crescimento percentual ano a ano, com alta de 32% em seu valor de mercado. O setor de luxo contribuiu com 11 das 100 marcas da lista, mostrando um ressurgimento do poder das marcas globais.
Nenhum varejista dos Estados Unidos aparece entre as 100 maiores da lista, embora as empresas de fast food como McDonald’s, KFC e Starbucks estejam no levantamento completo. O quarto lugar se manteve com o Google, com alta de US$ 251 bilhões em seu valor de mercado.
O restante das 10 maiores empresas são: Samsung, Toyota, Coca-Cola, Mercedes-Benz, Disney e Nike e as 10 maiores marcas representam 53% do valor total de todo o levantamento.
Pela primeira vez, o valor médio das 100 principais marcas atingiu mais de US$ 3 trilhões, aumento de 16% em relação a 2021.
Em termos de varejistas e restaurantes, as outras empresas da lista são: 42ª Adidas; 47ª Zara; 57ª H&M e 100ª Sephora
Luxo: 14ª Louis Vuitton; 22ª Chanel, 23ª Hermes, 30ª Gucci, 56ª L’Oreal Paris; 74ª Cartier; 77ª Dior, 88ª Tiffany & Co, 89ª Prada e 96ª Burberry.
Metodologia
Para ser incluída no ranking, a marca deve ser global e pelo menos 30% de sua receita deve vir de fora da região da sua região de origem.
A marca deve ter presença significativa na Ásia, Europa e América do Norte, bem como cobertura geográfica em mercados emergentes e deve haver dados públicos suficientes sobre o seu desempenho financeiro.
“O que os clientes precisam mais do que nunca é a capacidade de confiar nas ações das marcas com as quais se envolvem, tanto em termos do que dizem quanto do que fazem. Marcas que lideram com empatia na vanguarda do que fazem e como fazem, são as que vão ter maiores conexões e se beneficiar de uma afinidade mais forte, e isso se reflete no ranking Interbrand Best Global Brands deste ano”, diz Emma Ellis, diretora administrativa da Interbrand London.