As ações da Netflix caíram 2,4%, para US$ 281,38 (R$ 1.466 na cotação), no início da manhã de hoje (20), depois que o “Wall Street Journal” publicou dados sobre o primeiro mês do plano com anúncios da gigante do streaming, acumulando preocupações crescentes de que o novo serviço não será uma cura para os resultados financeiros da Netflix.
Os assinantes do plano mais barato com anúncios representaram 9% dos novos usuários da Netflix no mês passado, de acordo com dados da empresa de análise Antenna, que foram compartilhados com o WSJ. Além disso, 43% dos que escolheram esse plano já eram assinantes do canal.
Apenas 0,2% dos usuários norte-americanos da Netflix estavam no serviço de publicidade no final de novembro, segundo a Antenna.
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A gigante do streaming relatou um total de 73,4 milhões de assinantes nos EUA e no Canadá, no trimestre encerrado em 30 de setembro. Assumindo que a proporção de usuários com anúncios no Canadá também seja de 0,2%, isso significa que havia cerca de 147.000 assinantes com o novo plano no final de novembro.
Isso deixa a Netflix com um desafio significativo para atender às expectativas dos investidores: Doug Anmuth, analista do JPMorgan Chase, previu que haveria 7,5 milhões de assinantes norte-americanos e canadenses até o final de 2023, representando cerca de US$ 600 milhões (R$ 3,126 bilhões) em receita e 5% de crescimento total de assinantes.
Como a Netflix se pronunciou
Um porta-voz da Netflix refutou a análise da Antenna, dizendo ao WSJ que “ainda é muito cedo” para o novo plano e “estamos satisfeitos com seu lançamento e engajamento”. A companhia não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Forbes.
Os primeiros dados sobre a estreia da assinatura com anúncios da Netflix seguem um relatório da Digiday, da semana passada, de que a plataforma ofereceu aos anunciantes a oportunidade de receber seu dinheiro de volta por causa de déficits de usuários.
O plano com suporte de anúncios de US$ 6,99 (R$ 36,40), por mês, foi lançado no mercado norte-americano em 3 de novembro, em um momento crucial para a Netflix. A empresa, com sede na Califórnia, relatou dois trimestres consecutivos de perdas líquidas de assinantes até o início de 2022, levando suas ações a uma baixa de cinco anos, já que o mercado se mostrou inquieto com a capacidade da companhia de se diferenciar de seus concorrentes à medida que o mercado de streaming se tornava cada vez mais saturado.
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Mas as ações da Netflix subiram à medida que reconquistava assinantes e lançava o plano de anúncios, ganhando quase 70% de sua mínima de junho. Até agora, as ações da Netflix caíram 53% no acumulado do ano, entre as 20 com pior desempenho no S&P 500.