Os jogadores de futebol sempre foram conhecidos por ganhar salários muito altos em troca de sua atuação nos campos e, ao longo dos anos, as cifras só aumentam. Porém, ganhar muito dinheiro não garante um futuro tranquilo se a gestão dos recursos não for feita da forma correta.
Os especialistas da Rico, Alvaro Feris e Camille Bocanegra, elencaram os três jogadores que souberam lidar com os seus ganhos.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Ronaldo Nazário
Não existe um brasileiro que não tenha ouvido falar de Ronaldinho, Ronaldo Nazário, ou Ronaldo Fenômeno, como é popularmente conhecido. O jogador, que estampou a capa da Forbes na edição de outubro de 2022, continua a se mostrar como um habilidoso investidor.
Nos últimos meses, além de comprar o time que o revelou, o Cruzeiro, Ronaldo tornou-se investidor de uma startup especializada em mídia e conteúdo, que trabalha com filmes, séries e, principalmente, transmissões esportivas. O ex-jogador também se aventura em diversas outras áreas e já chegou até a atuar no mundo do marketing esportivo com a agência 9ine.
Leia mais: Ronaldo inaugura nova era no futebol
Na visão do analista da Rico, apesar de Ronaldo contar hoje em dia com investimentos diversificados, suas escolhas voltadas para o futebol sempre se mostram acertadas.
Para ele, a lição que pode ser tirada da trajetória de Ronaldo é: Invista no que conhece e traga ensinamentos de outras áreas para o mundo das finanças. Aposte em boas amizades e confie em bons parceiros.
Diego Maradona
A vida financeira de Diego Maradona foi quase tão movimentada quanto a sua trajetória pessoal. “Se no futebol, sua atuação foi marcada pela ‘mão de Deus’, nas finanças esse toque mágico aconteceu apenas após o encerramento da carreira esportiva”, diz Feris.
Maradona cometeu muitos erros financeiros como não pagar impostos por cinco anos, passou por períodos de falência e teve muitos impasses causados por dinheiro com o seu empresário, Guillermo Cóppola.
Porém, o atleta soube dar a volta por cima e usar seu prestígio para atuar como técnico de futebol e narrador de partidas após se aposentar dos campos, o que lhe trouxe um leve respiro.
O argentino também emplacou uma parceria com a empresa esportiva Puma, que desenvolveu linhas de artigos inspirados nela.
Para Feris, a história de Maradona ensina que é preciso saber se reinventar e buscar sempre novas fontes de renda, mas nunca esquecer do seu valor. Ele lembra também que é sempre importante ter cuidado com quem gerencia o seu dinheiro.
Marcelo Lomba
Dos atletas que ainda estão na ativa, Marcelo Lomba se destaca. Uma das características principais de um bom goleiro é o tempo de reação. Se a rapidez pode tornar o goleiro melhor, a calma é o que garante resultados ao investir. Isso é o que acredita o jogador.
O atual jogador do Palmeiras, de 35 anos, chama atenção por sua habilidade em campo e também por ser um investidor estudioso e conhecer o mercado financeiro, afirma Feris. Ele gosta de ações e analisa as empresas que vai investir de forma minuciosa. Lomba também acompanha cartas mensais de fundos, além de buscar conteúdo no YouTube e em livros como “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham.
“Além do estudo constante, Lomba busca manter caixa ao final de todo mês, para garantir conforto no momento de investir. Assim, garante liquidez quando alguma boa oportunidade aparece”, diz Feris.
De acordo com o analista, a estratégia do atleta para se defender das grandes oscilações no mercado é manter a calma e investir visando o longo prazo, sem ansiedade.
Ele afirma também que uma lição a ser aprendida com Lomba é que a sorte vem para aqueles que se preparam, assim como as boas oportunidades.
“Quando pensamos nos salários milionários do futebol, parece praticamente impossível investir mal. Porém, não é bem assim”, afirma Feris. “Seja qual for o montante disponível para começar a investir, bons hábitos como estudo, diversificação e seguir bons conselhos estão no centro de uma trajetória de sucesso como investidor.”
Ele ainda avalia que, no momento de investir, é importante manter a constância, a dedicação nos aportes e a paciência para obter resultados no médio e longo prazo.