As ações europeias avançaram nesta quarta-feira (11), impulsionadas por expectativas de aumentos menos agressivos das taxas de juros, enquanto a seguradora Direct Line despencou após cancelar distribuição de dividendos anuais.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,38%, a 447,41 pontos, conforme participantes do mercado aguardavam os dados da inflação dos Estados Unidos previstos para quinta-feira em busca de pistas sobre a política de juros do Federal Reserve (Fed).
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Na terça-feira (10), Wall Street terminou em alta e as ações europeias reduziram as perdas, uma vez que o apetite ao risco melhorou diante de expectativa de dados de inflação mais fracos nos EUA e depois que o chair do Fed, Jerome Powell, evitou falar sobre política monetária.
O STOXX 600 acumula alta de 5,4% até agora no ano, ajudado por uma queda acentuada nos preços do gás natural devido ao clima mais quente, e com dados apontando para uma recessão mais branda do que se esperava na zona do euro.
Nesta quarta-feira, as ações de tecnologia, que são mais sensíveis aos juros, ganharam 1,3%. Os papéis de energia avançaram 0,9%, enquanto os de mineradoras saltaram 0,1% com os preços das commodities em alta devido ao otimismo pela reabertura de fronteiras da China.
O britânico FTSE 100, índice que tem forte exposição a empresas de commodities, atingiu seu nível mais alto em mais de quatro anos, com o avanço de gigantes do petróleo e mineração.
No cenário corporativo, a seguradora britânica de automóveis e residências Direct Line Plc caiu 23,5% após inesperadamente dizer que não distribuirá dividendos referentes a 2022.