Morreu hoje (19) aos 94 anos, de causas naturais, o empresário Flávio Pentagna Guimarães, dono do banco BMG. Guimarães era um dos bilionários brasileiros da lista Forbes e ocupava a posição 199, com um patrimônio avaliado em R$ 1,6 bilhão.
Ex-donos da mineradora Magnesita, vendida por R$ 1,2 bilhão em 2007, os Pentagna Guimarães são controladores majoritários do BMG. O banco mineiro foi fundado em 1930 por Antônio Mourão Guimarães (1888-1965). Seu filho Flávio começou a trabalhar na instituição em 1958. O BMG foi pioneiro na concessão de empréstimos consignados no Brasil, ainda em 2006.
A família mantém negócios na indústria, na agropecuária, no setor imobiliário e em energia eólica. Em 2017, adquiriu uma fatia da Bossa Nova Investimentos, que faz aportes em startups.
Ele deixa cinco filhos: Antônio, João, Regina, Angela e Ricardo, além de 12 netos e 12 bisnetos. Ricardo Ennes Guimarães, é um grande patrocinador do futebol. Foi presidente do Atlético de Belo Horizonte e é diretor do time mineiro Coimbra Sports. O centro de treinamento do clube tem o nome do patriarca da família.
A esposa, Marina Ferreira Pentagna Guimarães, faleceu em setembro de 1994. O sepultamento será amanhã (20), em Belo Horizonte.
Ver essa foto no Instagram