O Ibovespa iniciou a sessão de hoje (5) em alta de 0,56%, aos 105.923 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília). O principal índice da Bolsa brasileira busca manter o viés positivo da véspera, quando deu uma trégua após acumular queda de 5% nos dois primeiros pregões de 2023 em meio a receios com o novo governo do País.
Os investidores ainda têm dúvidas em relação à dinâmica da dívida pública nos próximos anos e temores sobre a eventual revogação de leis e reformas. Essas preocupações continuam presentes, embora na última sessão o governo tenha buscado acalmar os ânimos, principalmente quanto às especulações acerca das reformas.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, garantiu ontem (4) que o governo não está avaliando a revisão de reformas anteriores, incluindo a da Previdência, um dia após o ministro da Previdência, Carlos Lupi, criticar duramente a reforma previdenciária e sinalizar que pretende discutir mudanças.
Entre os dados econômicos, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou mais cedo o Indicador Antecedente de Emprego do Brasil, que subiu em dezembro mas encerrou 2022 com viés negativo diante de expectativas de desaceleração da economia.
O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 1,6 ponto em dezembro e foi a 74,7 pontos, após dois meses seguidos de queda. No entanto, segundo a FGV, o indicador termina o ano com saldo negativo de 7,1 pontos.
No exterior, os futuros operam sem uma única direção. Por volta das 10h20 (horário de Brasília), o Dow Jones tinha queda de 0,13%, aos 33.365 pontos. O S&P 500 caía 0,09%, aos 3.872 pontos. Já o Nasdaq operava praticamente estável, com variação negativa de 0,01%, aos 11.000 pontos.
Os mercados norte-americanos ainda repercutem a última reunião do Federal Reserve, que mostrou as autoridades do banco central norte-americano focadas em controlar a inflação, mesmo depois de concordarem em desacelerar o ritmo de aumentos da taxa de juros.
O documento mostrou que todas as autoridades presentes na reunião de política monetária do Fed de 13 a 14 de dezembro concordaram que o BC dos EUA deveria diminuir o ritmo de seus aumentos agressivos da taxa básica de juros.
Na Ásia, as ações da China tiveram hoje o melhor dia em um mês, com as expectativas dos investidores de uma forte recuperação econômica em 2023 compensando as preocupações em relação a um pico de casos de Covid.
O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 1,94%, enquanto o índice de Xangai subiu 1,01%. Ambos os índices registraram seu melhor desempenho diário desde 5 de dezembro. O índice Hang Seng de Hong Kong terminou com avanço de 1,25%.
O dólar recuava frente ao real nos primeiros negócios desta quinta-feira, conforme investidores continuavam ajustando posições na esteira de disparada no início da semana. A moeda norte-americana caía 1,28%, a R$ 5,3826. (Com Reuters)