A Americanas (AMER3) recebeu uma multa de R$ 11 milhões do Procon-MG, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O órgão está acionando a varejista por ter descumprido ofertas, cancelado compras e por não ter entregue as compras realizadas pela internet.
Segundo o Procon, foram protocoladas 445 reclamações de clientes mineiros, que se referem ao descumprimento de ofertas pela varejista e por parceiros, além da falta de estoque de produtos vendidos no ecommerce, entre 4 de janeiro de 2020 e 4 de janeiro de 2022 no ReclameAqui.com.
>> Clique aqui para ver mais atualizações sobre o Caso Americanas
Assim, o órgão afirmou que a multa foi aplicada para evitar que os casos continuassem a acontecer e para preservar o funcionamento normal do mercado.
“Esse tipo de infração tem ocorrido repetidamente no mercado por grandes empresas que, em vez de tomar medidas para evitá-lo, preferem pagar eventual indenização ao consumidor, pois o valor da sanção seria menos oneroso à empresa do que criar mecanismos para o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor”, afirmou o promotor de Justiça Fernando Abreu, que aplicou a multa.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram