O Boletim Focus desta semana, divulgado na manhã de hoje (13), mostrou uma elevação na expectativa da taxa Selic para 2023 e 2024. De acordo com as projeções, a taxa de juros agora deve encerrar este ano em 12,75% ante os 12,50% esperados até a semana passada.
Para 2024, a expectativa é que a Selic atinja a taxa de 10% ao ano, uma alta de 0,25 ponto percentual em relação à estimativa anterior.
Para o próximo encontro, em março, o Focus mostra que a projeção dos especialistas segue sendo de manutenção da Selic.
O movimento no Focus acontece em um momento de cautela no mercado, em meio a temores de que o Banco Central ceda a críticas do governo sobre a condução da política monetária — o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aliados intensificaram recentemente as reclamações do patamar elevado da taxa Selic e questionam a autonomia da autarquia.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
De acordo com o relatório, a inflação medida pelo IPCA também deve encerrar este ano mais alta do que o esperado, em 5,79%. Para 2024, a expectativa atingiu 4%.
O centro da meta oficial para a inflação em 2023 é de 3,25% e para 2024 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
O crescimento do país, medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), também foi reajustado para os próximos dez meses. As autoridades do mercado agora esperam um crescimento de 0,76% em relação ao ano anterior. Para o próximo ano, o avanço do PIB permaneceu em 1,50%
(Com Reuters)