O 65º Grammy Awards aconteceu na noite da véspera (5), em Los Angeles, e premiou artistas em 91 categorias. Todos os vencedores saem com suas estatuetas (e uma boa dose de divulgação), mas não levam um prêmio financeiro junto.
Não há recompensa em dinheiro com a conquista de um Grammy. Nem mesmo a venda da estatueta é permitida conforme as regras Recording Academy, organização que avalia e apresenta os prêmios.
Entretanto, isso não significa que os artistas premiados não recebam ganhos financeiros posteriormente, principalmente os vencedores das principais categorias.
>Leia também: Beyoncé se torna a artista mais premiada da história do Grammy
Para muitos cantores, compositores e produtores o reconhecimento de um Grammy se converte na valorização do trabalho e na expansão do interesse e do público.
Em 2022, Olivia Rodrigo recebeu o prêmio de “Melhor Artista Revelação” após o seu álbum de estreia “Sour” quebrar recordes no streaming. A plataforma de análise de busca do Google, Google Trends, mostra que o interesse pela artista saltou 100% no dia seguinte à premiação. No ano anterior, o mesmo fenômeno aconteceu com Billie Eilish, após vencer a mesma categoria.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Neste ano, a vencedora do prêmio de revelação foi a cantora de jazz Samara Joy. Após desbancar a brasileira Anitta, que concorria na mesma categoria, Joy teve aumento de 75% em buscas por seu nome no Brasil e de 100% nos Estados Unidos.
Não há levantamentos recentes sobre a conversão do reconhecimento de um Grammy em ganhos financeiros aos artistas. No entanto, em 2012, a Forbes norte-americana fez essa pesquisa e conseguiu verificar os números de alguns artistas.
Em média, o “Grammy Bounce” (Salto do Grammy) é de 55% no ano seguinte à vitória do prêmio. Em 2011, o cantor Bruno Mars ganhou a categoria de melhor performance vocal por “Just The Way You Are”. No ano seguinte, a média bruta de receita por noite de Mars aumentou de US$ 130 mil para US$ 202 mil.
Leia mais: Viola Davis vence Grammy e atinge o status EGOT
No caso de Taylor Swift, o salto na receita foi de quase cinco vezes. Após sua vitória em quatro categorias do Grammy em 2010, a receita da estrela pop subiu de US$ 125 mil para US$ 600 mil. Um ano depois, os ganhos deram mais um salto, para US$ 1,1 milhão.
Nos bastidores, diretores e produtores também são exemplos de valorização de cachê após a vitória de Grammy. Os produtores David Banner e Jim Jonsin relataram à Forbes, na época, aumentos entre 90% e 100% no valor cobrado após vencerem pelo trabalho com o cantor Lil Wayne.