As vendas varejistas no Brasil recuaram bem mais do que o esperado em dezembro e o setor encerrou 2022 com o crescimento mais fraco em seis anos, com estímulos fiscais sendo compensados pelo peso do aperto do crédito no bolso do consumidor.
As vendas no varejo despencaram 2,6% em dezembro sobre o mês anterior, em um resultado bem pior do que a expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,7% e a maior queda desde agosto de 2021 (-4,8%).
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Na comparação com o mesmo período do ano anterior, as vendas avançaram 0,4%, também bem abaixo da expectativa de ganho de 2,40%..
Apesar desses resultados, o varejo brasileiro ainda fechou 2022 no azul, depois de um ano marcado por medidas do governo para reduzir preços e reforçar a renda, com alta de 1,0% nas vendas. Mas esse foi o desempenho mais fraco desde 2016 (-6,2%) e ficou abaixo do ganho de 1,4% visto em 2021.
“Esse resultado acumulado no ano está muito próximo ao dos anos anteriores. Então em 2022 há um crescimento similar, mas ainda mais tímido”, explicou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
O cenário não é muito brilhante para 2023, uma vez que o impacto positivo de estímulos fiscais e mercado de trabalho aquecido são compensados pelos juros altos e inflação pressionada.
Entre as oito atividades pesquisadas, sete tiveram queda em dezembro, sendo as maiores em Tecidos, vestuário e calçados (-6,1%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,9%).
Por sua vez, o resultado do ano passado foi bastante concentrado no setor de combustíveis e lubrificantes, que acumulou alta de 16,6% no período, recorde da série histórica, contra 0,3% em 2021.
Também se destacou a alta de 14,8% nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria no ano passado, resultado associado ao retorno da circulação de pessoas e das aulas presenciais no pós-pandemia.
Já o setor de hiper e supermercados, de maior peso na pesquisa, encerrou o ano com ganho acumulado de 1,4%.
“No último trimestre, tivemos também o efeito do aumento do Auxílio Brasil, alcançando as famílias de menor renda que tendem a usar o valor do benefício em hiper e supermercados”, disse Santos.
O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, fechou dezembro com alta de 0,4% sobre o mês anterior, mas acumulou no ano perda de 0,6%, a primeira desde 2020 (-1,4%).