Os principais índices de Wall Street caíam nesta terça-feira (14), em um início de pregão volátil que via, de um lado, ganhos em ações de crescimento, como Tesla e Nvidia, e de outro reflexos de preocupações de que o Federal Reserve provavelmente seguirá em sua trajetória de alta de juros este ano, depois que dados apontaram para uma inflação ainda elevada.
Mais cedo, o índice tecnológico Nasdaq se recuperou após uma abertura fraca, impulsionado por ganhos de 4% na Tesla Inc e na Nvidia Corp. Dez dos 11 principais setores do S&P subiram, com papéis de consumo discricionário e de tecnologia liderando os ganhos. O índice, no entanto, voltou a cair.
Leia também: Fundos imobiliários de shoppings cogitam ação de despejo contra a Americanas
Os contratos futuros de índices de ações caíram depois que dados mostraram que os preços ao consumidor dos EUA aceleraram em janeiro, quando os norte-americanos continuaram sobrecarregados por custos mais altos de aluguel de moradias, sugerindo que o Fed estava longe de interromper sua campanha de aumento da taxa de juros.
“Eu não acho que (este relatório) mova a agulha para o Fed, e eu suspeito que eles estão dando uma boa olhada nos dados. Isso significa que estamos caminhando para pelo menos mais dois aumentos de juros? Com certeza”, disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities em Nova York.
“Meu palpite é que o declínio ano a ano no índice cheio e no núcleo (CPI) sugere outro aumento de 25 pontos-base em março e outro em maio.”
Os mercados tiveram um início de ano positivo, impulsionados por um interesse renovado em ações de crescimento que foram prejudicadas em 2022, quando o Fed aumentou as taxas agressivamente para controlar os preços elevados.
O rali, no entanto, foi interrompido na semana passada devido a sinais de um mercado de trabalho apertado e comentários agressivos dos formuladores de política monetária do Fed.
Operadores do mercado monetário precificam pelo menos mais dois aumentos de 25 pontos-base nas taxas este ano e esperam que as taxas de juros cheguem a 5,2% em julho.
Às 13h01 (de Brasília), o Dow Jones caía 0,61%, para 34.037,71 pontos. O S&P 500 tinha queda de 0,69%, a 4.108,91 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 0,73%, para 11.805,12 pontos.