Os estrategistas do Bank of America identificaram 20 ações que estão prontas para se beneficiar do entusiasmo em torno da Inteligência Artificial e aproveitar o momento em que várias empresas lutam para monetizar o crescimento viral do ChatGPT.
A Microsoft (MSFT34), proprietária parcial da OpenAI, controladora do ChatGPT, encabeçou a lista de recomendações. Foram vários elogios sobre o “sucesso recente da gigante de tecnologia com ofertas orientadas por IA” e a vantagem que a tecnologia traz para seu mecanismo de busca Bing. Os analistas estabeleceram um preço-alvo de US$ 300 (R$ 1.560) para as ações da empresa, indicando que o ativo tem potencial de valorizar 20%.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Os estrategistas, liderados por Eric Lopez, também recomendam comprar os papéis da Alphabet (GOGL34), controladora do Google, Meta (M1TA34), dona do Facebook, e do Baidu (BIDU34), os concorrentes diretos da Microsoft e da OpenAI no espaço de tecnologia generativa. Todos anunciaram que vão investir em suas unidades de IA.
Os analistas identificaram os gigantes da tecnologia Adobe (ADBE34), Arista Networks (A1NE34), Nvidia (NVDC34), Palantir (P2LT34) e Shutterstock (SSTK) como fornecedores de tecnologia essencial para Inteligência Artificial ou que já usam essa tecnologia em diferentes casos finais.
Apesar de ficar à margem enquanto seus grandes rivais entram em conflito sobre IA, a Apple (AAPL34), a maior empresa do mundo em valor de mercado, pode receber bilhões de dólares a mais em taxas anuais de licenciamento de mecanismos de busca.
De acordo com Wamsi Mohan, analista do Bank of America, a empresa está cogitando abrir uma licitação entre o Google e a Microsoft para fornecer o mecanismo de busca padrão usado em seus dispositivos.
As ações de empresas asiáticas de tecnologia Advantest, AIChip, Appier Group, Hoya, NICE, Qi An Xin e Taiwan Semiconductor também são boas compras, de acordo com o Bank of America, assim como a gigante alemã de software SAP, a fabricante holandesa de chips ASML e a titã britânica RELX.
“IA é a nova eletricidade”, escreveram os estrategistas do banco. “Estamos em um momento decisivo – como a internet nos anos 90 – em que a Inteligência Artificial está caminhando para uma adoção em massa”, escreveu Israel, acrescentando que tecnologias como o ChatGPT inspiraram um “momento iPhone para IA”.
O ChatGPT foi lançado com grande alarde em novembro de 2022. O que mais atraiu a atenção foi como a nova tecnologia poderia ameaçar o domínio de longa data do Google como mecanismo de busca. A explosão da IA causou uma rápida corrida armamentista no Vale do Silício e além, com o Google anunciando sua resposta ao ChatGPT no mês passado e várias empresas chinesas indicando que planejam lançar seus próprios produtos semelhantes.