Após o avanço superior a 2% na véspera, o Ibovespa abriu em queda hoje (9), com recuo de 0,07% após os leilões iniciais, aos 106.468 pontos. Investidores repercutem a expectativa positiva em relação à divulgação do novo arcabouço fiscal.
Nesta quinta, os ministros do Planejamento e da Fazenda, Simone Tebet e Fernando Haddad, se reúnem para discutir o texto que será apresentado ao Congresso. A proposta deverá ser entregue antes da próxima reunião do comitê de política monetária do Banco Central, que acontecerá em 21 e 22 de março.
Entretanto, a aversão a risco observada no exterior pressiona o otimismo do mercado interno. O mercado aguarda o relatório de empregos dos Estados Unidos (payroll) em busca de pistas sobre o próximo aumento de juros pelo Federal Reserve. Segundo Jerome Powell, presidente do Fed, os dados econômicos irão guiar a decisão do comitê neste mês.
Em fala à Câmara dos Representantes ontem, Powell reiterou o alerta de que o banco central poderá aumentar as taxas de juros mais do que o previsto anteriormente, de 0,25 ponto percentual. No entanto, ele enfatizou que nenhuma decisão foi tomada até o momento.
Após sua fala, as apostas do mercado em um aumento de 0,50 ponto percentual neste mês subiram.
Por volta das 10h (horário de Brasília), o índice futuro do Dow Jones caía 0,07%, do S&P 500 perdia 0,29% e do Nasdaq recuava 0,51%. O dólar à vista registrava perda de 0,20% no mesmo horário, a R$ 5,1305.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Hoje, a publicação dos pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA na semana passada já irá servir como um termômetro para entender como está o mercado de trabalho no país. A expectativa do mercado é que os pedidos somem 195 mil, ante 190 mil na semana anterior.
Na véspera, a divulgação de números da folha de pagamento privados mais fortes do que o esperado em fevereiro reafirmaram a força da economia americana e favorece a intenção de aumento dos juros pelo Fed. A ADP reportou a criação de 242 mil empregos no setor privado em fevereiro, a expectativa era de 210 mil.
Por aqui, a agenda de indicadores está esvaziada. No radar corporativo, a temporada de balanços continua, com divulgação dos números de Arezzo (ARZZ3), Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e Tenda (TEND3) após o fechamento de mercado.