A fabricante de cosméticos Natura & Co (NTCO3) divulgou no final da noite de ontem (13) um prejuízo líquido de R$ 890,4 milhões no quarto trimestre de 2022, pressionada em parte por receitas menores em todas as linhas de negócios.
O resultado se compara com lucro líquido de R$ 695,5 milhões apurado no mesmo período do ano anterior.
A Natura teve queda de 11% na receita líquida, para R$ 10,39 bilhões, arrastada por Avon International e The Body Shop, que registraram uma queda de mais de 20% no faturamento. No entanto, em termos de moeda constante, a receita líquida cresceu 3%.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado encolheu 29%, para R$ 1,1 bilhão, atingido por encargos de R$ 383 milhões vinculado principalmente à Avon International e, em menor grau, à The Body Shop, onde a companhia também registrou algumas despesas de reestruturação.
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O presidente-executivo da Natura&Co, Fabio Barbosa, disse em comunicado que a empresa está “redimensionando” a The Body Shop, com foco em eficiências e principais canais de varejo. O executivo afirmou que a companhia está focada em melhorar rentabilidade, fluxo de caixa e na retomada do crescimento.
“Embora esperemos que 2023 seja mais um ano desafiador, nosso foco na geração de caixa e na melhoria da estrutura de capital da empresa nos permitirá investir em nossas prioridades”, afirmou Barbosa.