Bom dia! Hoje é quarta-feira, 22 de março
Cenários
Chegou o dia das taxas de juros. E há uma coincidência nas expectativas para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e a do Federal Open Market Committee (Fomc), organismos análogos dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
Para além da decisão das taxas de juros, o que o mercado espera é uma sinalização mais clara do que vai ocorrer daqui para a frente.
No Brasil, ninguém espera uma alteração na Selic, atualmente em 13,75% ao ano. A expectativa é se haverá algum alívio no tom “hawkish” dos Comunicados anteriores. Mais especificamente, se o texto ainda vai trazer a previsão de manutenção dos juros elevados por mais tempo e a possibilidade de retomar o ciclo de alta.
Nos Estados Unidos, segundo os levantamentos mais recentes, é de 86% a probabilidade de elevação de 0,25 ponto percentual nos Fed Funds. Com isso, as taxas referenciais americanas subiriam para a faixa entre 4,75% e 5,00% ao ano. Assim como no Brasil, o que o mercado espera das declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), é uma sinalização se a crise bancária fará ou não o Fed desacelerar o aperto na política monetária.
Indicadores
– Brasil
Comunicado da reunião do Copom
– Estados Unidos
Comunicado da reunião do Fomc