Bom dia! Hoje é terça-feira, 7 de março
Cenários
A terça-feira começa com poucos indicadores e forte expectativa do mercado com relação ao depoimento do presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, diante do Congresso americano, no início da tarde.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
Powell será interrogado sobre sua visão para a inflação e para os juros. Ao longo do primeiro trimestre, a projeção do mercado para os Fed Funds, equivalente americano da Selic, oscilou de maneira significativa.
No início de fevereiro ganhou força a hipótese de que os juros iriam parar de subir em breve. Atualmente, as taxas estão no intervalo entre 4,50% e 4,75% ao ano
A expectativa otimista era de que na próxima reunião, marcada para os dias 21 e 22 de março, haveria apenas mais uma alta, de 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 4,75% e 5,00% ao ano, e parando por aí. Agora, na cabeça do mercado, crescem as probabilidades de que a alta seja de meio ponto percentual, e não seja a última. Com isso, o piso dos juros americanos poderia chegar a 5,00 ao ano, nível mais alto em 14 anos, desde agosto de 2007.
A expectativa é que a fala de Powell reduza a dispersão das expectativas, que causa bastante volatilidade nos preços.
Indicadores
– Brasil
IGP-DI Mensal / Fev
Observado: +0,04%
Esperado: -0,01%
Anterior: +0,06%
– Estados Unidos
Vendas no atacado / Jan
Esperado: -0,3%
Anterior: -1,4%
Estoques no atacado / Jan
Esperado: -0,4%
Anterior: +0,1%