A fabricante dos chocolates Toblerone, Mondelez (MDLZ34), irá transferir parte da produção para a Eslováquia a partir deste ano e não poderá mais usar o título de “suíço” nas embalagens.
“No final de 2023, implantaremos uma fábrica de Toblerone na Eslováquia”, disse a porta-voz da Mondelez, Livia Kolmitz, confirmando um relatório da emissora suíça SRF.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O setor alimentício está enfraquecido com a alta inflação, mas Kolmitz não relacionou a transferência da fábrica aos custos, citando inclusive um aumento na demanda, o que também pode significar um possível plano de expansão na capacidade produtiva em Berna.
“Bern está no coração da história da Toblerone, continuaremos produzindo nossas barras de 100 gramas mais vendidas lá”, disse Kolmitz à Reuters.
O chocolate Toblerone foi lançado pela primeira vez em 1908 e tem sido produzido exclusivamente na Suíça desde o início da década de 1990. Segundo as regras de rotulagem suíças, o chocolate produzido no exterior não pode ser chamado de “suíço”, e a Mondelez, portanto, terá que remover o título.
“Relançaremos a embalagem do Toblerone, e vai ter escrito ‘estabelecida na Suíça”‘, disse Kolmitz, mencionando o site britânico da marca para mostrar como será a nova embalagem.
*Traduzido por Lívia Della Volpe