Após uma onda de forte otimismo na semana anterior, que resultou em uma valorização de 5,4% em cinco dias, o índice de ações começou esta semana oscilando entre perdas e ganhos. A bolsa abriu com alta de 0,13%, aos 106.422 pontos.
Nesta manhã, dois importantes indicadores deram o tom da semana – que terminará na quinta (20), devido ao feriado de Tiradentes na sexta-feira (21). O Relatório Focus sinalizou queda na Selic pela primeira vez desde janeiro de 2021. Agora, a expectativa dos especialistas é de que a taxa de juros terminei 2023 em 12,50%, ante 12,75% anteriormente.
Atualmente, a taxa de juros está em 13,75%. O mercado acredita que para as reuniões de política monetária em maio e junho, a tendência é de manutenção dos juros. Por outro lado, o Focus também mostrou uma expectativa maior em relação à inflação, subiu de 5,98% para 6,01%.
Também nesta manhã, o Banco Central divulgou o seu índice de atividade econômica, o IBC-Br, considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto). Em janeiro, o indicador registrou recuo de 0,04%. Em 12 meses, o IBC-Br sobe 3,0%.
Investidores repercutem os números e aguardam a entrevista coletiva da ministra do Planejamento, Simone Tebet, e do secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, para explicar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, marcada para às 11h.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Nos Estados Unidos, os índices futuros operam sem direção, com as incertezas em relação à política monetária do país. Investidores equilibram o alívio com a desaceleração da inflação com o medo de uma recessão em meio a números baixos do varejo e falas do banco central.
A temporada de balanços do primeiro trimestre do ano começou na sexta-feira (14), com a divulgação dos números de grandes bancos. JPMorgan, Citibank e Wells Fargo apresentaram resultados acima das expectativas do mercado. Nesta semana, outros três apresentarão seus números: Bank of America, Goldman Sachs e Morgan Stanley. Big Techs também abrem sua temporada com Netflix amanhã (18) e Tesla na quarta (19).
Por volta das 10h (horário de Brasília), o futuro do Dow Jones subia 0,11%, o S&P 500 avançava 0,04% e o Nasdaq tinha queda de 0,05%. O dólar à vista operava entre perdas e ganhos no mesmo horário, com alta de 0,09%, a R$ 4,9193.