Bom dia! Hoje é quarta-feira, 12 de abril.
Cenário
A divulgação do IPCA 0,71% em março provocou euforia entre os investidores ontem (11). A inflação ficou abaixo dos 0,77 por cento esperados. O percentual em 12 meses caiu para 4,71% ante os 5,60% dos 12 meses até fevereiro e ficou dentro da faixa de tolerância em relação à meta. Isso fez o Ibovespa subir 4,3% e fechar acima dos 106 mil pontos.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Perspectivas
Hoje (12) será divulgada inflação ao consumidor de março nos Estados Unidos, medida pelo Consumer Price Index (CPI). A previsão é que o CPI “cheio” seja de 0,5 por cento, levemente acima dos 0,4 por cento de fevereiro. Se esse número se confirmar, a inflação em 12 meses até março terá caído para 5,2 por cento, bastante abaixo dos 6 por cento nos 12 meses até fevereiro.
No caso do “núcleo” do CPI (“core index”), que exclui os preços mais voláteis dos alimentos e da energia, a expectativa é que a variação mensal desacelere para 0,3 por cento em março ante os 0,4 por cento em fevereiro. O “core” projetado para os 12 meses até março deverá subir para 5,6 por cento, uma leve alta ante os 5,5 por cento nos 12 meses até fevereiro.
A confirmação dessas variações mensais fará os investidores em todo o mundo seguirem esperando um aumento nos juros americanos em 25 pontos-base (centésimos de ponto percentual) na próxima reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), marcada para os dias 2 e 3 de maio.
No entanto, números de inflação abaixo dessas projeções deverão mudar o espírito do mercado. Ou seja, fazer com que aumente o espaço para as expectativas de uma interrupção no movimento de alta dos juros americanos. E, na mais otimista das hipóteses, até mesmo a sinalização de que o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, vê sinais de que pode afrouxar a política monetária.
Indicadores
– Brasil
Vendas no Varejo / Jan
Esperado: 3,2%
Anterior: -2,6%
Vendas no Varejo / 12 meses (Jan)
Esperado: 1,4%
Anterior: 0,4%
– Estados Unidos
CPI / Mar
Esperado:
Anterior:
CPI / 12 meses (Mar)
Esperado:
Anterior:
Núcleo do CPI / Mar
Esperado: 0,3%
Anterior: 0,4%
Núcleo do CPI / 12 meses (Mar)
Esperado: 5,6%
Anterior: 5,5%