O Alibaba Group divulgou um aumento de 2% na receita trimestral nesta quinta-feira (18), em desempenho abaixo das expectativas no mercado, e anunciou que abrirá o capital da sua divisão de computação em nuvem no próximo ano.
As ações listadas nos Estados Unidos da gigante de tecnologia chinesa recuavam 4,8%, para 86,30 dólares.
No início deste ano, o Alibaba anunciou planos de se reestruturar em seis unidades após uma repressão regulatória de dois anos ao setor de tecnologia da China. A empresa espera que todas as unidades, exceto sua divisão de comércio eletrônico voltada para a China, busquem financiamento externo e abram o capital.
Nesta quinta-feira, o grupo aprovou uma cisão total do Cloud Intelligence Group por meio de uma distribuição de dividendos de ações aos acionistas, com o objetivo de concluir a listagem nos próximos 12 meses.
O chefe de finanças, Toby Xu, disse que o conselho do Alibaba também aprovou o processo para iniciar o financiamento externo para o Alibaba International Digital Commerce Business Group. A Freshippo, braço de supermercados do grupo, iniciará o processo de oferta pública inicial e a unidade de logística Cainiao explorará um IPO nos próximos 12 a 18 meses, acrescentou.
O Alibaba teve receita de 208,20 bilhões de iuans (30,12 bilhões de dólares) nos três meses encerrados em março, contra estimativa compilada pela Refinitiv de 210,3 bilhões de iuans. A receita no ano aumentou 2%, a 868,69 bilhões de iuans, menor taxa de crescimento desde que a empresa abriu capital em 2014.
O lucro líquido atribuível aos acionistas ordinários foi de 23,52 bilhões de iuans no trimestre, revertendo o prejuízo de 16,24 bilhões de iuans do ano anterior.
A receita da divisão de nuvem do Alibaba no último trimestre foi de 18,6 bilhões de iuans, uma queda de 2% em relação ao ano anterior.